kitchenaid

Eu e você temos um desejo em comum. Não nos conhecemos, mas temos a certeza de que o que falta na nossa cozinha é uma batedeira. Não, não qualquer batedeira. Aquela. Grande, pesada, lindamente esmaltada e imponente. Ou talvez você até já tenha a sua e eu é quem estou divagando aqui sozinha, mas você há de concordar comigo em um ponto: uma batedeira planetária é a melhor amiga de alguém que ama cozinhar!

Em 1919 nasceu a primeira KitchenAid. Não só: foi ela a primeira batedeira com apoio do mundo, criada por Herbert Johnston. Em 1936, seu design foi aprimorado por Egmont Arens, um famoso designer e editor de grandes revistas americanas. O sucesso foi tanto que a máquina foi parar no MoMA, um dos museus mais conhecidos do mundo – ou seja, uma KitchenAid não é só uma batedeira, é considerada uma obra de arte.

Atualmente, temos dois modelos no mercado, a Artisan e a Profissional. Peguei as informações técnicas sobre cada um deles no site oficial, daí você pode dar uma olhada e ver a diferença, mas adianto desde já que se você não tiver uma confeitaria/padaria ou algo do tipo, nem vale a pena comprar a profissional pra cozinhar em casa. É grande demais e o preço é bem mais alto que o da tradicional (é como se você comprasse uma Ferrari para dirigi-la apenas no seu quarteirão).

STAND MIXER ARTISAN

Potência 275W

Corpo todo em metal

Dimensões sem embalagem:

Altura 35,3cm

Largura 21,9cm

Profunidade 35,7cm

Peso 9,34 Kg

Movimento Planetário, com 59 pontos de contato

* 10 velocidades

* Inclui protetor de respingos e 3 batedores: gancho, pá plana e fouet.

* Você poderá adquirir também exclusivos acessórios para moer, fatiar, triturar, fazer sorvetes e massas.

* Design: corpo e engrenagens em metal

* Tigela com capacidade para receitas grandes e complexas: 4,83 litros

* Corpo todo em metal, que facilita a limpeza e aumenta a durabilidade.

kitchenaid-batedeira

 

Essa tigela de vidro é lindíssima, a mesma que a Dani usa nos vídeos ;D

Agora, a profissional:

STAND MIXER PROFESSIONAL – mais potência e capacidade

Potência 500W

Corpo todo em metal

Altura 49,3cm

Largura 33,5cm

Profundidade 43,5cm

Peso 13 Kg

* ATENÇÃO: NÃO É INDICADA PARA USO INDUSTRIAL

* Silenciosa: Motor e Engrenagens mais silenciosos;

* Corpo e engrenagens em metal com acessórios em aço inox

* Levantamento da tigela

* Tigela com capacidade de 6,9 litros;

* 3 batedores: gancho, pá plana e fouet

kitchenaid-profissional

kitchenaid-mintyhousefoto: Minty House

Tá, mas o quão necessário é ter uma batedeira assim?

Sobre as batedeiras de mão: são práticas e muito versáteis, ótimas para bater chantilly, claras e outras coisas leves e rápidas, sem ter a necessidade de pegar a batedeira pesada só para isso.

Agora, para outras preparações maiores, desde um bolo até uma massa de pão, por exemplo, é muito mais recomendado que você use uma batedeira planetária. No Brasil, as marcas que têm se destacado nesse quesito são Arno, Philco e Cadence, a começar pelo design mais moderno. Essa última, por exemplo, lançou uma linha de batedeiras coloridas que são bem bonitinhas.

Para quem quer investir numa batedeira, não cozinha profissionalmente e prefere gastar menos, essas são opções que vão atender a algumas demandas. Os preços variam de R$250 a R$400, aí depende de você avaliar o que será mais vantajoso pra você. Tem uma coisa, também: se for comprar uma planetária já escolha uma que vem com o bowl de inox, porque vai ser muito mais resistente e fácil de limpar ;D

batedeiras-nacionais-planetarias

Li num blog um review sobre a Arno e a KitchenAid. A pessoa bateu claras em neve, acho, na velocidade mínima. A velocidade mínima da Arno equivalia à 4 da KitchenAid, pra se ter uma ideia… Oh well.

Ok. E se eu quiser uma importada bombástica? Qual devo escolher?

Acho importante falar um pouco sobre as duas batedeiras mais conhecidas e requisitadas no mercado. Beleza, resistência, capacidade e praticidade. Quais as diferenças entre uma Kitchen Aid e uma Kenwood?

Eu adoraria fazer um teste com ambas e uma mesma receita, mas meu único referencial de avaliação é a Internet, por enquanto. Nesse blog aqui, a escritora e cozinheira fez um pão com as duas batedeiras e depois comentou sobre os prós e contras de cada marca.  Ela é apaixonada por sua Kitchen Aid Stand Mixer Artisan cor creme, mas pelo que li, se surpreendeu com o desempenho da Kenwood.

1 – Ela achou o motor da Kenwood mais forte e aparentemente mais resistente. Outra coisa importante, menos barulhenta que a Kitchen Aid.

2 – Os acessórios da Kenwood são mais fáceis de encaixar do que os da Kitchen Aid.

3 – A Kitchen Aid é mais fácil de limpar.

4 – Mesmo com ambas as máquinas na mesma velocidade, a Kenwood pareceu trabalhar rápido e mais a massa.

O resultado final, entretanto, ficou muito semelhante. O pão de cima foi feito pela KitchenAid e o de baixo, pela Kenwood.

charlotteskitchendiaryfotos: Charlotte’s kitchen Diary

Minha experiência com as batedeiras não é nem um pouco vasta. Não sou chef e cozinho só em casa, para a família. Mesmo assim, meu sonho é ter uma Kitchen Aid disposta sobre uma longa e iluminada bancada de madeira na minha cozinha hehehe. Embora eu nunca tenha tido a chance de preparar uma receita nela, sei que a minha experiência culinária vai subir alguns degraus na escada da confeitaria. Comparando com a Kenwood…

Vamos começar com o visual: na minha opinião, nenhuma outra bate o design retrô e impecável da americana Kitchen Aid. A Kenwood, british, é mais discreta e simples. Quando trabalhei por um tempo na cozinha desse hotel na África do Sul (a experiência foi sensacional, mas essa história fica para um próximo post), nós usávamos uma Major Titanium para fazer os doces. Fácil de carregar (ou, pelo menos, bem mais leve do que uma Kitchen Aid) e de manusear, ela atendia a todas as demandas da bakery. Exceto quando Andreas, o padeiro do hotel, precisava preparar quilos e mais quilos de cookies de leite condensado (os melhores que já comi na vida) ou scones ;D

kenwood

Pelo que você deve ter lido até agora, fica difícil escolher uma, né? Ainda mais agora que a britânica está competindo bastante no design – é quase uma cópia da Kitchen Aid. Confesso que achei lindas as cores vibrantes da Kenwood (clique aqui para acessar o site). Dá uma olhada:

kenwood

batedeiras candy color kitchenaid

Enfim, vai depender do seu gosto. As duas têm os acessórios de picar, moer e fazer massa, as duas são potentes e imponentes. Tenho certeza de que quando adquirir uma, vai durar uma vida! Bons bolos pra você ;D

foto de capa: Decorpad