Esse final de semana as blogueiras Cris Cipolla e Nat Nardelli do blog de tendências Tips4you ofereceram um jantar para reunir as colunistas e futuras colunistas do blog e me chamaram para preparar e harmonizar o jantar. O encontro foi uma delícia e o bate-papo acompanhado de vinho foi noite afora…

Como entrada, fiz pão italiano integral para acompanhar com camembert com geleia de pimenta e uma caponata de berinjela com pimentão, passas, damasco e castanha de caju. Na harmonização, quis sair do tradicional e arrisquei num drink com o vinho do porto Pink com um mix de frutas vermelhas (clique aqui e confira o post sobre esse vinho). Genteeeee! Ficou fantástico, uma combinação tão delicada, mas tão marcante ao mesmo tempo! Todo mundo aprovou. A receita foi simples: Coloquei o vinho na taça, adicionei morangos, mirtilos, framboesas e amoras congeladas, amassei um pouquinho e adicionei gelo.

drink-croft-pink-vinho-carolina-almeida-ickfd

Para o prato principal, fiz risoto de damasco com brie e laranja e servi com Alamos chardonnay. Só posso dizer que o casamento desses dois foi magnífico! O jantar em questão não tinha carne, mas acredito que um presunto de Parma se encaixaria perfeitamente tanto com risoto quanto com o vinho…

jantar-harmonizado-vinho-alamos-ickfd-carolina-almeida

Fechamos a noite com tortinhas de limão cobertas com merengue suíço, servidas com vinho de sobremesa Moscatel de Setúbal Bacalhoa. Ficou bommmm!

Mas hoje a estrela do post é o Alamos-Chardonnay… Acredito ser uma excelente compra com bom custo benefício, uma vez que proporciona ótima experiência por R$55,00. É produzido pela família Catena, uma das principais vinícolas Argentinas! Ele é envelhecido em barrica de carvalho francês por 6 meses, é elegante, encorpado e intenso, e não deve ser guardado por mais de 3 anos, ou seja: é um vinho para ser consumido jovem. Passa por fermentação malolática parcial (70%), o que confere um toque cremoso, mantendo o frescor do vinho. Pode-se também harmonizá-lo com frutos do mar, aves e carnes. Foi o vencedor do Best Value Wine of the Year e também ganhou o troféu Chardonnay do International Wine Challenge. Vale a pena! Só não se esqueça de servi-lo fresquinho… Coloque-o na porta do congelador enquanto prepara o risoto ou num balde com água e gelo ;)

ToastingEssex Resort

Salut!