Fonte: A Beautiful Plate

Caldas, placas, fios, esculturas… São tantas opções para finalizar uma deliciosa sobremesa com caramelo. Além de adicionar mais sabor para a receita, o caramelo pode deixar qualquer apresentação mais bonita, viu?

Basta açúcar, água e muito cuidado para não sujar as bordas da panela. A receita do caramelo é bem simples e a décor pode ser das mais das mais variadas formas. Ficou curioso? Olha só quantas ideias incríveis:

Foto: Paulo Cuenca | Food Styling: Danielle Noce

Uma avelã ou uma frutinha deliciosa pode ganhar uma versão cheia de caramelo. Já temos uma receita maravilhosa de mousse de nutella aqui no site mostrando o passo a passo dessa decoração e, acredite, é mais fácil do que parece.

Fonte: Yuppie Chef

Que tal fazer uma caminha bem gostosa? A receita do caramelo continua a mesma, a diferença é que você vai precisar de um suporte como base – pode ser um bowl ou até as costas de uma concha.

Com a ajuda de uma colher (para fios mais grossos) ou de um garfo (para fios bem fininhos), você pode puxa o caramelo ainda quente da panela e faz o desenho que quiser no seu suporte. Depois que endurecer é só desgrudar essa delícia com cuidado.

Fonte: Marcela Geraldes

Mais uma vez a diferença nessa decoração é o suporte! Para fazer esses rolinhos superdelicados você pode usar a parte mais fininha de algum utensílio de cozinha. Enquanto você despeja o caramelo morno, vá virando o a base 😉

Fonte: The Cake Blog

E o que você acha de montar um bolo mais moderninho? As “placas” de caramelo dão um efeito incrível na décor.

Despeje o caramelo em um silpat ou em um tapete de silicone e espere endurecer por uns 5 minutinhos. Depois é só desgrudar a placa de caramelo e quebrá-la em pedaços grandes e irregulares com a ajuda de uma colher.

Foto: Paulo Cuenca | Food Styling: Danielle Noce

Falando em bolo, as caldas não poderiam faltar nessa listinha! Nessa receita, o caramelo também leva creme de leite e a decoração “escorrendo” é uma das minhas preferidas. Não dá água na boca?

***

Viram só quantas possibilidades de decoração? Qual é a sua preferida?

LEIA TAMBÉM

Bowls e tigelas para facilitar a sua vida da cozinha

10 receitas de sobremesas que não vão ao forno

Deixe a calda escorrer! Inspirações de bolos indulgentes