receita-ovo-de-chocolate-pascoa-surpresa-ickfd4

O que está chegando? O que? O que? A Páscoa! Sim, a data mais chocolatuda do ano. E lógico que não poderíamos passar sem falar sobre o astro principal dessa data, não é mesmo? Se você quer saber mais sobre o chocolate, vem comigo!

Primeiramente, é importante dizer que o chocolate nem sempre foi o queridinho da galera. Antigamente ele não era tão saboroso quanto o que conhecemos hoje, mas sempre teve seu valor. O berço dessa maravilha foi a América do Sul mas, hoje em dia, as maiores plantações de cacau estão na África.

receita-dani-noce-extra-ovo-pave-pascoa-ickfd

Os Astecas e Maias usavam o cacau como moeda de troca. Porém, seu processamento começou no México, que fermentaram as sementes do cacau, secaram, tostaram e moeram. O resultado foi uma pasta, que passou a ser consumida com especiarias. Mas não se engane: não era nada docinho! Pense em um chocolate 100% cacau (lembra que quanto maior a porcentagem de cacau, maior o amargor?).

Foi só por volta de 1500 que os espanhóis passaram a adicionar açúcar ao chocolate além das especiarias. Voilà! Nasceu o chocolate quente que virou febre na Europa. E o ovo de Páscoa? Só veio em 1873, inventado por J. S. Fry, na Europa.

receita-dani-noce-alpino-ovo-pascoa-trufado-ickfd

O chocolate é formado principalmente por partes do cacau, como pasta ou manteiga do mesmo. Isso explica porque geralmente trabalhar com chocolate derretido é muito mais fácil. Os compostos formadores da manteiga de cacau derretem à temperaturas diferentes, por isso a temperagem é tão importante. Ela deve ser lenta, gradual e com movimentação constante. Só assim você vai conseguir que esses compostos se formem novamente de maneira uniforme e homogênea, o que vai te garantir um chocolate brilhante e que derrete apenas na boca.

como-temperar-chocolate-danielle-noce-ickfd-marmore

Sabe aqueles chocolates mais deliciosos, que têm um sabor inconfundível? Pois é, eles passam até 24h no homogeneizador para quebrar esses cristais em partículas cada vez menores e homogêneas. Além, é claro, do fato de eles serem feitos com muito cacau e quase nada de gordura hidrogenada.

A Dani deu todas as informações sobre temperagem nesse vídeo:

E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado. Se você ama chocolate e quer saber mais sobre o assunto, confira outros posts deliciosos:

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE CHOCOLATE

14 CURIOSIDADES SOBRE CHOCOLATE

DO CACAU AO CHOCOLATE: ENTENDA TODO O PROCESSO

VILÃO OU MOCINHO? CONHEÇA OS MAIORES MITOS SOBRE CHOCOLATE

Até a próxima.

Bjs,

Cella