Food Styling: Danielle Noce | Fotografia: Paulo Cuenca (receita completa)

Existem massas e massas, mas se tem uma coisa que todo mundo quer quando faz uma torta é que ela não desmonte completamente na hora de desenformar ou cortar. É claro que as dicas variam de acordo com a receita, afinal, existem várias maneiras de fazer uma torta e algumas nem precisam ir para o forno.

As massas podem ser de biscoito triturado, as clássicas folhadas e as variações de pâte brisée, sablée e sucrée (saiba as diferenças nesse post). Cada uma delas possui as suas peculiaridades – umas são mais crocantes, outras mais maleáveis… No entanto, algumas dicas funcionam na maior parte das receitas. Quer saber quais?

Foto: Post completo

  1. Na hora de arrumar a massa na forma, use apenas a ponta dos dedos e, se grudar, passe um pouco de farinha de trigo na pontinha.
  2. Leve a massa para descansar alguns minutos na geladeira ou no congelador antes de ir para o forno. Essa dica é ótima para firmar a massa e desenformar a torta com mais facilidade.
  3. Sempre faça furinhos com garfo na base da sua torta para liberar o vapor quando a massa for para o forno. Dessa forma o fundo não sobe muito quando estiver assando.
  4. Quando for pré-assar a massa sem o recheio, experimente cobrir a base com papel manteiga e colocar feijões crus ou bolinhas de cerâmica em seu interior. Isso também impede o crescimento da base da torta.
  5. Asse parcialmente a sua massa se ela tiver que voltar para o forno com o recheio. Isso ajuda a evitar que o fundo desmonte quando o recheio da torta é muito molhadinho.
  6. Caso o seu recheio seja bastante úmido, vale a pena impermeabilizar a massa depois que ela estiver assada e fria. Pincele manteiga, clara de ovo ou até chocolate derretido no interior da torta e espere secar antes de colocar o recheio.
  7. Caso a sua torta seja fechada, pincele uma gema na parte de cima da massa antes de colocar no forno. Essa dica ajuda a dar brilho e cor para a tampa da torta.

Foto: Receita completa

Quem aí também está louco para colocar todas as dicas em prática e preparar uma delícia dessas? Aqui no ICKFD você encontra dezenas de receitas de tortas e massas incríveis 😉

LEIA TAMBÉM