Quem nunca foi hipnotizado pelo perfume de um prato? Falo daquela pausa que nos rouba um sorriso, fecha nossos olhos e nos faz respirar fundo para saborear um cheiro. Além de agradáveis, os aromas de uma preparação, quando originados de fontes naturais, são indicadores de qualidade. Grande parte dessas fragrâncias vem das especiarias, elas nos dão prazer e trazem benefícios à saúde. Condimentar as sobremesas com especiarias é garantir que esse momento delicioso seja também fonte de nutrição. Hoje vamos falar do Gengibre.

Diferentes das outras especiarias que são sementes, cascas de árvores, flores, favas etc, o gengibre é subterrâneo, não uma raiz, como muitos acham, mas sim um rizoma (como a batata). Original da Índia e da China, seus usos medicinais já eram conhecidos séculos antes de Cristo. Embora usado em muitas preparações salgadas como condimento, o gengibre também é muito bem vindo à confeitaria e panificação.

gengibre antonio ickfdfoto: Xialou

Benefícios são muitos, além de fonte de minerais como ferro, cálcio e magnésio, o gengibre fortalece o sistema imunológico, é antioxidante, ajuda a prevenir câncer, coopera com o emagrecimento por ser termogênico, é vasodilatador, anti inflamatório, age contra bactérias, combate enjoo e beneficia a digestão. Pode ser comprado em pó ou fresco, em pó é mais suave e mais prático, contudo há perdas de nutrientes, porém é ideal para condimentar massas; já o fresco é mais intenso e pode ser usado para fazer conservas, caldas, geleias ou mesmo cristalizados.

Dica para comprar o fresco: Opte pelos que têm uma casca lisa com um brilho encerado, dê preferência aos menores, porque depois de aberto ele vai perdendo qualidade. Se comprar um muito grande vai acabar estragando antes de consumir todo. Depois de aberto, mantenha em refrigeração em pote bem tampado.

Confesso que não gostei de gengibre de primeira, mas com o passar do tempo fui experimentando combinações e dosando com calma. Hoje ele faz parte permanente de meu arsenal de especiarias.

Aqui vai uma preparação simples, 3 ingredientes, que vai ser um coringa na sua cozinha. Fica guardadinha na sua geladeira, tem uma durabilidade enorme e muito fácil de fazer. Tá na hora de dar um toque ginger nos seus preparos doces, sem esquecer dos benefícios agregados. Pães, bolos, sucos, saladas… eles não serão mais os mesmos depois do seu Gengibre em calda.

Preparo: 50 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo de espera: 30 minutos
Rendimento: 300 ml de calda e 250g de gengibre drenado
Custo: Muito baixo Dificuldade: Muito baixa

calda gengibre antonio ickfd

Ingredientes:

  • GENGIBRE fresco já descascado: 250g
  • AÇÚCAR CRISTAL: 250g
  • ÁGUA: 1 litro

Modo de Preparo:

  1. Note que a proporção de gengibre e açúcar são as mesmas e a proporção de água é 4x a de gengibre. Estou utilizando essas 250g porque é o peso do gengibre inteiro (depois de descascado) que eu comprei, mas pode fazer com menos se preferir.
  2. Fatie o gengibre (que já está descascado) em lâminas bem finas, é importante usar uma faca bem afiada e sem dentes para um corte mais preciso e bonito, porque depois da calda feita, essas lâminas ficarão em conserva nela e poderão ser usadas posteriormente em outras receitas como ingrediente ou guarnição.
  3. Adicione as lâminas numa panela e cubra com água em temperatura ambiente, leve ao fogo até levantar fervura, deixe fervendo por 3 minutos. Escorra, descarte a água e repita este processo mais uma vez. É importante fazer isso para suavizar a intensidade do gengibre, repita mais vezes este processo para suavizar ainda mais o seu produto final. Dica: Se quiser, pode reservar a água descartada e congelar, para condimentar caldos, sopas e cozimentos diversos de carnes e vegetais. Dica: Use uma panela com revestimento para que não haja reações com o alumínio.
  4. Depois de suavizar suas lâminas de gengibre, coloque-as numa panela com 1 litro d’água e deixe ferver por 20 minutos, para extrair bem o sabor do gengibre.
  5. Adicione o açúcar e deixe cozinhando até alcançar o ponto de calda desejado. Eu aconselho uma calda mais rala. O ponto ideal é quando você pega uma colher da calda e percebe que ao despejar de volta na panela, observa que as últimas gotas tem uma viscosidade, em média 30 minutos. Então, apague o fogo de deixe esfriar.
  6. Armazene em potes com tampa na geladeira.

calda gengibre antonio ickfd1