bolo-tres-chocolates-com-ameixa-danielle-noce-ickfd3

Bolo deve ser a primeira receita que alguém aprende quando começa a cozinhar doces. Talvez a vontade surja durante a espera para lamber a espátula lambuzada de massa crua, oferecida pela mamãe ou vovó, e esse desejo cresça junto com o bolo dentro do forno.

Bater os ovos com o açúcar, acrescentar a farinha e todos os outros ingredientes para que a massa se forme é mágico. Mas, infelizmente, não é só de mágica que nascem os doces mais bonitos e gostosos. Quando se trata de bolo, é preciso seguir uma receita confiável e entender alguns fatores fundamentais para que ele fique lindo, fofo e pronto para ser devorado.

Quem nunca sofreu por causa de um bolo embatumado? Chega disso! Fizemos um guia com passo a passo para que os seus bolos sejam um sucesso hoje e sempre. Vem cá:

DICAS BÁSICAS

  • Preaquecer o forno é o primeiro passo na hora de fazer um bolo, sempre. Forno frio não assa nada perfeitamente e, para crescer, a massa precisa de choque térmico. O tempo mínimo de preaquecimento é de 20 minutos, portanto não coloque a forma de bolo dentro do forno antes desse tempo. A temperatura média de cozimento de bolos é 180˚C, mas pode variar para um pouco menos ou mais, dependendo da receita;
  • Às vezes, a temperatura que o forno indica não está certa, sinal de que o seu forno precisa ser regulado. Para se certificar, coloque um termômetro de forno no centro dele e acenda em 200°C, por exemplo, como se fosse preaquecer. Se a temperatura indicada no termômetro estiver muito diferente da do forno, chame um técnico para resolver esse problema. Isso vale para todo mundo, principalmente se você fizer doces para encomendas.
  • Certifique-se de que os ingredientes estão em temperatura ambiente (considerada regular pelas condições normais de temperatura e pressão – CNTP), principalmente os ovos – se você não mora em um lugar muito quente, nem precisa guardá-los na geladeira (neste post tem uma explicação sobre o assunto). Algumas receitas específicas pedem ingredientes gelados, como o leite, mas isso não é muito comum;
  • Falando em ingredientes, o fermento deve estar fresco. Fique de olho na data de validade, mas se ainda estiver em dúvida, existe um método para saber se ele ainda está bom para ser usado: clique aqui para conferir;
  • O fermento é a última coisa a ser adicionada à massa. Ele não deve ser batido demais, portanto incorpore-o com delicadeza até ter certeza de que a mistura está homogênea;
  • Colocou o bolo dentro do forno? Ótimo – aguente firme e não abra a porta nos primeiros 20 minutos. O melhor segredo para um bolo assar lindamente é deixar que ele viva esse processo sozinho, feliz e quentinho lá dentro. Você consegue, eu sei disso!

bolo-sem-gluten-pera-calda-chocolate-sorvete-dani-noce-ickfd-farina-amendoa-17bolo-sem-gluten-pera-calda-chocolate-sorvete-dani-noce-ickfd-farina-amendoa-18

DÚVIDAS COMUNS

  • Toda vez que meu bolo assa, forma uma montanha e ele racha. Isso é ruim?

Alguns bolos possuem mais água e mais gordura e, consequentemente, são mais úmidos. Por isso, é normal que eles abram no topo enquanto assam e isso é um bom sinal, significa que ele deu certo!

A não ser que você esteja fazendo um pão de ló, que é um bolo mais seco, não tem sentido você querer que o seu bolo não abra em cima, pois isso significaria que ele deu errado, que solou e ficou duro.

Agora, se você quiser usar esse bolo para fazer um bolo recheado depois de pronto e para isso você precise dele completamente lisinho, a dica é cortar a parte de cima do seu bolo na horizontal com uma faca de pão e use apenas a base reta para montá-lo.

mini-naked-cake-de-chocolate-com-creme-de-nutella-bolo-pelado-ickfd-8

  • O que faço para meu bolo crescer?

Além das dicas básicas citadas acima, existe um fator fundamental para que o bolo cresça lindamente. Nunca bata a massa em excesso depois que você adicionar a farinha. Lembre-se de que é uma receita de bolo, não de pão, portanto o glúten não pode se desenvolver nessa massa. Ao bater demais essa proteína se torna elástica e o resultado é um bolo com aspecto “solado”.

A dica é incorporar a farinha apenas até que a massa se torne homogênea. No caso dos bolos sem glúten (clique aqui para conferir inúmeras receitas), não tem problema em bater a massa, já que a farinha utilizada nas receitas não contém a proteína ;D

bolo bem casado 5

  • Como deixar o bolo molhadinho?

Bolos que levam óleo ou leite na massa são, geralmente, mais molhadinhos, mas isso não significa que uma receita de bolo com manteiga e água não seja incrível também. Na verdade, o tempo certo dentro do forno é crucial. Espetou o palitinho no centro e ele saiu limpo? Ótimo! Desligue o forno e retire o bolo de lá, caso contrário a massa continuará assando no calor e ficará ressecada.

Se você quiser molhar o bolo com alguma calda depois de pronto, fique à vontade. Aliás, clique aqui para ver nossas diferentes receitas de caldas: tem de cereja, chocolate, maracujá e por aí vai!)

receita-bolo-tres-leches-dani-noce-ickfd2

  • Por que meu bolo de cenoura fica meio embatumado, parecendo cru?

Antes de mais nada, preste atenção nas quantidades de ingredientes. Uma cenoura média pode ser grande para mim e pequena demais para você, portanto a pesagem é fundamental para que uma receita seja sempre bem sucedida. Invista em uma balança digital (clique aqui para conferir alguns modelos) e você vai ver como vale a pena.

Outra coisa que pode parecer boba mas que sempre dá certo é colocar o palito bem no centro do bolo para ver se ele está completamente assado. Tem muita gente que espeta o canto mais próximo da abertura do forno e o palito sai limpo, então pensa que o bolo já assou. Os bolos sempre vão assar das bordas para o centro, por isso o palito deve ser inserido bem no centro.

receita-bolo-cenoura-chocolate-dani-noce-ickfd

  • Qual a dica para desenformar meus bolos?

Assim que retirar o bolo do forno, segure a ansiedade e e espere até que ele esfrie completamente para só então desenformá-lo. A não ser que a receita peça que você desenforme rapidamente, como alguns pães de ló, o melhor é tirar o bolo da forma quando frio. Ah, e é claro: a forma deve ter sido muito bem untada e enfarinhada (ou polvilhada com cacau, se for um bolo de chocolate) para te ajudar nesse processo, mas lembre-se de retirar os excessos do pó, porque isso pode acabar dificultando o desenformar.

Se você não puder usar manteiga para untar a forma e não quiser utilizar óleo, tem um ingrediente inusitado que substitui muito bem esses dois: cera de abelha em pasta ou em barra – é só derreter um pouco e pronto.

Outra dica preciosa é desenformar o bolo assim que ele estiver frio. Nada de deixá-lo a noite inteira dentro da forma, hein? Principalmente se o bolo for mais molhadinho, já que a umidade vai grudar na forma toda.

boloinvertidobanana

LISTA DE BOLOS QUE ILUSTRARAM O POST

Bolo Três Chocolates

Bolo de Chocolate com Pera sem glúten

Mini Naked Cake de Nutella

Bolo Bem Casado

Bolo Tres Leches

Bolo de Cenoura

Bolo Invertido de Banana

foto de destaque: Bojon Gourmet

Gostou das dicas? Se você tiver mais algumas para compartilhar conosco, não se acanhe! O importante é reunirmos conhecimentos e experiências para fazer com que nossas casas continuem com cheirinho de bolo durante muito tempo ;D