receita-mil-folhas-creme-caramelo-crocante-ickfd-danielle-noce2

Nada como um mil folhas, um salgado folhado, uma torta folhada, não é? Preparações à base de massa folhada são sempre muito deliciosas e populares entre os amigos e a família! Porém, quantas vezes você já comprou algum “folhado”, que não estava folhado? Que não tinha aquela crocância característica necessária?

A massa folhada nada mais é do que uma massa feita com muitas e muitas camadas de alguma gordura, tradicionalmente manteiga, que é a responsável pela sua crocância e sabor.

FOTO: Paulo Cuenca – Instagram: @paulocuenca

Um forno muito frio geralmente é o responsável por uma massa folhada pesada, compacta e sem as lâminas. Sempre cheque a temperatura necessária e, se possível, providencie um termômetro de forno para controlar bem a temperatura do mesmo.

Durante todo o processo, a temperatura da massa deve estar sempre sempre fria! O ideal seria não passar de 14˚C. Evite fazer a massa folhada em dias muito quentes.

Se estiver trabalhando uma grande quantidade de massa, trabalhe com ela aos poucos, deixando o restante envolto em filme plástico dentro da geladeira, para assim evitar que a manteiga derreta. Se a manteiga derreter, a massa não irá folhar.

Os recheios da massa folhada devem estar em temperatura ambiente, pois assim você evita que as camadas de manteiga murchem e a sua massa não folhe.

Clique aqui para aprender a fazer uma massa folhada infalível!