Quando alguém pergunta sobre um prato típico da Inglaterra, a primeira coisa que vem na cabeça de quase todo mundo é o famoso fish and chips! Indeed, não existe nada mais popular na culinária do país. Essa combinação de peixe empanado com batata frita pode literalmente ser encontrada em quase todos os cantos de Londres. Há muitas boas opções pela capital inglesa, mas não custa pesquisar um pouquinho antes de se aventurar pelo prato mais tradicional da Inglaterra. Para facilitar, confira aqui cinco lugares que são muito lembrados como os melhores fish and chips de Londres!

POPPIES

Com decoração retrô que inclui uma jukebox dos anos 50 e outros itens dessa época, o Poppies tem uma fama enorme de ser um dos melhores fish and chips em Londres. Dos peixes, eles têm as opções de cod (bacalhau) ou haddock, que podem ser fritos ou grelhados. O bacalhau deles, porém, é diferente do que conhecemos aqui no Brasil e lembra qualquer outro peixe branco comum. Para quem não quiser comer o fish and chips no local, eles têm opção de takeaway, que vem em uma embalagem bonitinha lembrando os jornais de antigamente.

poppies-fish-and-chips-bkarmstrong-ickfdPoppies-fish-and-chips-londonPoppies. (Fontes: Bkarmstrong / Divulgação)

Poppies. 6-8 Hanbury Street. London. Tel: +44 20 7247 0892. poppiesfishandchips.co.uk.

THE GOLDEN HIND

The Golden Hind esbanja tradição por simplesmente ser um restaurante que já completou um século de história servindo o prato mais tradicional da Inglaterra. Justamente por isso eles dominam tão bem a cozinha na hora de preparar seus fish and chips! O restaurante é bem pequeno, com jeito de estabelecimento familiar, e fica no bairro de Marylebone.

the-golden-hind-fish-and-chips-ickfd-freedictionaryPhotography by Kang LThe Golden Hind. (Fontes: Free Dictionary / London Eater)

The Golden Hind. 73 Marylebone Lane. London. Tel: +44 20 7486 3644.

GEALES

Geales é um estabelecimento famoso entre os locais de Notting Hill. Atualmente, também tem uma unidade no Chelsea. A decoração do restaurante é elegante, o que deixa o local com uma atmosfera bem mais refinada do que a maioria dos outros que servem fish and chips por aí! Mantendo a tradição com um toque de criatividade, eles conseguiram se firmar como um dos melhores lugares de Londres para comer o prato mais típico do país.

geales-fish-chips-foodandwine-ickfdGeales-fish-and-chips-parasole-ickfdGeales. (Fontes: Food and Wine / Parasole)

Geales. 2 Farmer Street. London. Tel: +44 20 7727 7528. www.geales.com

GOLDEN UNION FISH BAR

Para quem está na região da Oxford Street, uma boa parada bem perto dela é o Golden Union Fish Bar. A decoração desse restaurante também segue um estilo bem retrô com escritos em neon pelas paredes. Com peixe sempre fresco e porções mais generosas, ele faz sucesso na área.

golden-union-fish-bar-viennadoesnthavetowait-ickfd-fish-and-chipsGolden-Union-fish-bar-london-trottemag-fish-and-chips-ickfdGolden Union Fish Bar. (Fontes: Vienna Doesn’t Have to Wait / Trotter Mag)

Golden Union Fish Bar. 38 Poland Street. London. Tel: +44 20 7434 1933. www.goldenunion.co.uk.

ROCK & SOILE PLAICE

Com uma localização privilegiada em Convent Garden, o restaurante está quase sempre cheio durante o dia. Ele foi fundado em 1871 e afirma ser o fish and chips mais antigo de Londres. Enquanto alguns historiadores continuam debatendo sobre isso, não dá para negar que o lugar sabe preparar bem o prato. Em dias quentes, é bom sentar em algumas mesas que ficam ao ar livre.

Rock-&-Sole-Plaice-LondonRock-&-Sole-Plaice-London-fish-and-chips-trottermagRock & Sole Plaice. (Fontes: Divulgação / Trotter Mag)

Rock & Sole Plaice. 47 Endell Street. London. Tel: +44 20 7836 3785. rockandsoleplaice.com.