Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Orangettes

Publicado em: 02/09/2014 - 09:00 | Atualizada em: 29/08/2014 - 15:45
Orangettes

Orangettes são cascas de laranja bahia cortadas em tirinhas, cristalizadas e cobertas até a metade com chocolate amargo. Feitas com poucos ingredientes, são uma ótima proposta para experimentar o contraste dos sabores cítrico e amargo. Quando provei pela primeira vez, não esperava ser tão bom e nem tão simples de fazer. Vai bem, acompanhando uma xícara de café, petiscando pela tarde e em tantas outras combinações que virão à sua cabeça.

Ingredientes
  • Casca de 1 LARANJA BAHIA
  • 200g de AÇÚCAR
  • 300ml de ÁGUA

orangettes-ickfd-antonio-nogueira1

Modo de Preparo
  1. Corte a laranja bahia em 4 partes, no sentido dos gomos. Cada parte destas 4 divida em duas, descasque removendo o máximo que puder da parte branca. Você terá 8 cortes em pétalas, que serão cortados em tiras finas. (a polpa não é usada nessa preparação, não a descarte, use para uma salada ou faça um suco, etc).
  2. Coloque as tiras em uma panela e cubra-as com água fria até que comecem a boiar (usei 300ml). Leve-as ao fogo até que a água ferva, escorra a água, descartando-a. Repita esse processo mais duas vezes, sempre tirando a água fervente e adicionando uma nova água fria.
  3. Depois de ter escaldado as cascas três vezes, agora você coloca mais uma vez 300ml de água e 200g de açúcar, deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. A calda vai reduzindo e ficando espessa. Perceba que as cascas vão ficar brilhantes, levemente transparentes e flexíveis, porém sem se desmancharem. Como há diferenças de fogão para fogão, se a calda começar a pegar ponto de fio e suas cascas não ficarem no aspecto ideal, adicione mais água em pouca quantidade (100 ml) para não deixar a calda virar um caramelo.
  4. No término do cozimento, escorra suas tirar numa peneira para drenar bem a calda
  5. DICA: você pode guardar a calda em geladeira por até 3 dias para adoçar sucos e chás.
  6. Existem dois jeitos para secar suas cascas. O mais rápido é passar as tiras em açúcar refinado, removendo o excesso e repetindo o processo se desejado, mas o acabamento fica mais grosseiro e opaco. A outra é acomodar as tiras sobre um papel alumínio ou papel filme, deixando-as estiradinhas enquanto elas cristalizam naturalmente, fora da geladeira mesmo. Eu deixo 24hs para chegar no ponto que eu gosto.
  7. Suas cascas de laranja estão cristalizadas. Você pode usar para decorações de bolos, bombons, cupcake, para guarnecer sorvetes... Pode também cortar em cubos e colocar em massas de bolos e pães, e em infinitas oportunidades da sua imaginação. Mas as Orangettes são essas tirinhas banhadas até a metade com chocolate. Eu sugiro usar chocolate amargo 70%, o contraste de sabor fica incrível.

orangette-ickfd-antonio-nogueira2

Ouça na Cozinha