Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Quindim

Publicado em: 11/10/2014 - 16:46 | Atualizada em: 25/02/2015 - 15:41
Quindim

Quindim é uma das sobremesas mais brasileiras que existem. Aquele brilho amarelo por cima do doce com certeza faz lembrar o calor humano do povo brasileiro. Essa é uma receita deliciosa e apaixonante.

quindim ickfd 6

Ingredientes
  • 100 gramas de COCO RALADO SECO SEM AÇÚCAR
  • 200 ml de ÁGUA MORNA
  • 10 GEMAS
  • 300 gramas de AÇÚCAR
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA
  • 40 gramas de MANTEIGA sem sal em temperatura ambiente

quindim ickfd 2 quindim ickfd 3

Modo de Preparo
  1. Hidrate o coco com a água morna pro 10 minutos.
  2. Posicione uma peneira por cima de uma cumbuca, jogue todas as gemas na peneira e fure cada gema com um garfo. Deixe escorrer lentamente todo conteúdo interno da gema sem apertar com colher ou qualquer outro objeto para que a película da gema não passe para a cumbuca fazendo assim com que diminua o cheiro do ovo. Outra dica importante é usar ovos bem frescos pois quanto mais fresco o ovo menos cheiro ele vai ter.
  3. Depois que toda a gema escorrer para a cumbuca junte o coco hidratado, a açúcar, o sal, o extrato de baunilha e manteiga.
  4. Misture com a ajuda de um garfo cuidadosamente para não incorporar ar. Não misture mais que o necessário.
  5. Unte forminhas para quindim com manteiga e passe açúcar cristal em torno de toda a forminha.
  6. Preencha as forminhas com a mistura de ovos e leve para assar em banho maria em forno pré aquecido à 180 graus por aproximadamente 1 hora. DICA: Coloque uma forma virada para baixo por cima da forma onde estão os quindins. Dessa forma você promove uma estufa, fazendo com que os quindins assem mais rapidamente, por igual e fiquem muito mais macios e molhadinhos.
  7. Quando a parte de cima do quindim estiver dourado e você apalpar com os dedos e perceber que está consistente, pode retirar do forno. Outra dica é colocar um palito na massa e se ele sair limpo é porque está pronto. Muito cuidado com o interior dos fornos, pois como o calor não é distribuído por igual e as forminhas são muitos pequenas, é muito comum acontecer alguns quindins assarem por completo e outros acabarem não assando. Para isso nao acontecer, ou voce vira a forma na metade do cozimento ou trate cada forminha como um doce individual ou seja, se um estiver ponto retire do forno imediatamente e deixe os outros que ainda nao estão consistentes.
  8. Assim que tirar do forno deixe amornar, passe uma faquinha em torno do quindim e desenforme no prato de servir. É importante que o quindim nao seja desenformar quente pois ele pode não estar completamente consistente e acabar quebrando e nem frio pois ele vai acabar grudando na forminha e nao vai ficar com aquele brilho bonito por cima.
  9. Leve para gelar e sirva frio.

quindim ickfd 5 quindim ickfd 4

Dicas

RENDIMENTO: 10 quindins

DURAÇÃO: 3 dias

quindim ickfd 1

Ouça na Cozinha