Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Bolo de Canela com Creme de Café

Publicado em: 17/11/2016 - 11:15 | Atualizada em: 12/12/2016 - 15:31
Bolo de Canela com Creme de Café

Ahh o café… Esse grão tão familiar que chegou em nosso país há mais de 200 anos (em 1727) e conquistou nossos corações (bom, o meu com certeza!). Se você também adora um cafezinho a qualquer hora do dia, seja filtrado ou espresso, com ou sem leite, adoçado ou sem açúcar, essa sobremesa vai te conquistar!

Food Styling e Fotografia: Janaina Narcizo Monteiro

receita-do-bolo-de-canela-com-creme-de-cafe-camila-monteiro-6-ickfd

Ingredientes

BOLO DE CANELA

  • 2 OVOS
  • 2 gramas ou 1 colher de chá de CANELA EM PÓ
  • 60 gramas de AÇÚCAR
  • 60 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 10 gramas de CACAU EM PÓ (50% ou 70%)
  • Papel antiaderente (não é o papel manteiga, pode ser encontrado em supermercados).

CREME DE CAFÉ

  • 200 gramas de CREME DE LEITE FRESCO OU NATA
  • 100 ml de LEITE
  • 40 gramas de GRÃOS DE CAFÉ ARÁBICA (escolha um com baixa acidez)

CROCANTE DE AÇÚCAR

  • 100 gramas de AÇÚCAR CRISTAL

receita-do-bolo-de-canela-com-creme-de-cafe-camila-monteiro-2-ickfd

Modo de Preparo

BOLO DE CANELA

  1. Bata os ovos com o açúcar até que espume e vire um creme fofo. Dobrará de tamanho.
  2. Junte a farinha e a canela. Peneire aos poucos em cima da mistura anterior de ovos e açúcar e mexa devagar com um fouet, de baixo pra cima, do centro pra fora, como a Dani já ensinou.
  3. DICA: Como não queremos que perca as bolhas de ar, isso fará o com que o nosso bolo cresça já que não leva fermento.
  4. Separe 2 colheres da massa em um potinho e junte com o cacau em pó. Misture bem e coloque essa massa em um pacotinho de plástico com um bico. Usei o bico redondo tamanho 1 da Wilton.
  5. Caso tenha o bico, faça um furinho bem pequeno no plástico ou utilize um cone feito de papel manteiga. (Corte um quadrado de papel e enrole até que fique um formato de cone com um buraquinho na ponta).
  6. Asse o bolo em uma forma retangular de 28 x 11 cm. Corte um pedaço do papel antiaderente do tamanho da forma e coloque em uma superfície reta.
  7. Desenhe grãos de café com um lápis no lado do papel que não tem brilho. Vire o papel e, com cuidado, preencha o seu desenho com a massa de cacau. Leve para o freezer e deixe congelar por 15 minutos.
  8. Tire o papel do freezer e coloque no fundo da forma com o desenho feito com a massa virado para cima. Despeje o resto da massa com cuidado e asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos. Caso queira, faça o teste do palito.
  9. Desenforme o bolo ainda morno.
  10. DICA 2: Pegue um guardanapo úmido e passe no fundo do papel antiaderente - isso facilita a saída dele sem que leve sua estampa junto. Puxe o papel com cuidado.

CREME DE CAFÉ

  1. Misture o creme de leite fresco, o leite e os grãos de café. Cubra com plástico filme e deixe por 24h na geladeira. Você está fazendo um processo de infusão a frio. (Aliás, o método fica delicioso com o café puro! Aprenda aqui como preparar).
  2. Depois que a mistura ficou na geladeira por 24h, coloque em uma panela e aqueça até que atinja 50°C. É importante não passar dessa temperatura.  
  3. DICA: Caso não tenha um termômetro, deixe em fogo baixo até que apareçam bolhinhas, não deixe que ferva.
  4. Peneire e descarte os grãos, leve a mistura para que congele novamente por 2 horas, com um plástico filme em cima para proteger e para que o leite não coagule. Dessa maneira, estamos extraindo o sabor do café e para que não extraia o tanino, por isso fazemos com baixa temperatura. O objetivo é que após comer a sobremesa o gosto do café não fique presente na sua boca pelo resto do dia.  
  5. Depois que a mistura infusionada com café gelou, bata até o ponto de chantilly.

CROCANTE DE AÇÚCAR

  1. Escolha uma panela bem aberta (pode ser uma frigideira) e de preferência com um fundo mais grosso. Divida os 100 gramas de açúcar em 4 partes e espalhe a primeira na frigideira.
  2. Em fogo médio, espere que o açúcar derreta até atingir uma cor bem clarinha. Com esse açúcar derretido, adicione outra parte de açúcar por cima e espere novamente, faça isso até que acabe o seu açúcar.
  3. Com todo o açúcar derretido, despeje em uma forma previamente untada com manteiga.
  4. DICA: Caso tenha uma mesa de granito ou pedra melhor ainda, unte antes de colocar o açúcar. Não é necessário que espalhe , não queremos uma camada muito fina. Espere que esfrie.
  5. Com o açúcar totalmente frio e duro, quebre-o em pedaços não tão pequenos. Queremos crocância, não farofa ;D

MONTAGEM

  1. Divida seu açúcar crocante em 4 partes. Coloque uma parte no centro do prato, como uma caminha para os outros ingredientes.
  2. Coloque o creme de café batido em uma manga de confeitar.  Usei o bico Parlê 1A da Wilton. Faça 4 bolinhas em cima do açúcar no sentido vertical, depois 3 no sentido horizontal. Preencha até que feche o retângulo.   
  3. Divida o bolo em 4 partes. Coloque uma parte em cima do creme, com cuidado. E pronto!

receita-do-bolo-de-canela-com-creme-de-cafe-camila-monteiro-3-ickfd

receita-do-bolo-de-canela-com-creme-de-cafe-camila-monteiro-5-ickfd

receita-do-bolo-de-canela-com-creme-de-cafe-camila-monteiro-7-ickfd

receita-do-bolo-de-canela-com-creme-de-cafe-camila-monteiro-ickfd

Dicas

Quer saber um pouco mais sobre café? Clique aqui e confira a coluna Café em Casa, do Juliano Lamur!