Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Massa Folhada – Pâte Feuilletée

Publicado em: 16/08/2013 - 15:53 | Atualizada em: 07/08/2014 - 21:29
Massa Folhada – Pâte Feuilletée

Todo mundo pensa que fazer massa folhada é muito difícil, na verdade só é um pouco trabalhoso, mas a diversão é garantida e você vai acabar com uma massa perfeita, sequinha e super crocante. Além do mais, se até o Bigode conseguiu fazer você também vai conseguir! ;D

Ingredientes
  • 180 gramas de ÁGUA (ou ml se você preferir)
  • 14 gramas de SAL
  • 400 gramas de FARINHA (melhor se usar 150 gramas de farinha normal e 250 gramas de farinha para pão - nada de usar farinha com fermento hein?)
  • 60 gramas de MANTEIGA SEM SAL
  • 340 gramas de MANTEIGA SEM SAL (de preferência com 85% de gordura e extra seca)
Modo de Preparo
  1. Misture a água com o sal.
  2. Acrescente a farinha e os 60 gramas de manteiga. Amasse até obter uma massa homogênea, então pare de amassar para não desenvolver o glúten.
  3. Faça um quadrado de 16x16cm com a massa. Embale em plástico filme e leve para gelar por 4 horas ou de preferência até chegar a 14°C.
  4. Coloque um pedaço de plástico filme na mesa, coloque a manteiga por cima do plástico filme e outro pedaço de plástico filme por cima da manteiga. Isso vai facilitar para que você abra e deixe a manteiga com 16x16cm. Ver o vídeo facilita o entendimento.
  5. Plastifique a manteiga e leve para a geladeira para gelar até 14°C.
  6. Quando a massa e a manteiga chegarem a 14°C, você vai abrir a massa com 36x16cm com a ajuda do rolo de abrir massa. Colocar um pouco de farinha na mesa ajuda a abrir a massa, mas ao mesmo tempo não pode colocar muito para a farinha não ficar seca.
  7. Coloque a manteiga no meio e feche a massa como um presentinho. Ver o vídeo ajuda.
  8. Coloque mais um pouco de farinha na mesa e abra a massa com 60x16cm. Tire o excesso da farinha com o pincel e dobre a massa como o demonstrado no vídeo. Abra novamente com 60x16cm e leve para gelar por 6 horas ou até chegar a 14°C. (1ª abertura)
  9. Coloque mais um pouco de farinha na mesa e abra a massa com 60x16cm. Tire o excesso da farinha com o pincel e dobre a massa como o demonstrado no vídeo. Abra novamente com 60x16cm e leve para gelar por 6 horas ou até chegar a 14ºC. (2ª abertura)
  10. Coloque mais um pouco de farinha na mesa e abra a massa com 60x16cm. Tire o excesso da farinha com o pincel e dobre a massa como o demonstrado no vídeo. Abra novamente com 60x16cm e leve para gelar por 6 horas ou até chegar a 14°C. (3ª abertura)
  11. Nesse ponto a massa estará pronta e a espessura da sua abertura vai depender da receita. Para a receita de Mil Folhas, por exemplo, abra a massa com 2,5mm de espessura.
  12. Normalmente se assa essa massa depois de ter levado para o congelador por 20 minutos e então coloca-se no forno pré-aquecido a 160°C por 30 minutos ou até ficar dourada, mas isso também vai depender da receita que você for usar a massa.
Dicas

DICA: Para mais dicas sobre massa folhada, clique aqui.

DURAÇÃO: 1 mês se congelada sem assar, 3 dias na geladeira sem assar e 1 dia se assada sem rechear.

Video desta receita
Ouça na Cozinha

Muito fofinha essa música da Clarice Falcão - Monomania.