ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-6

Vou fazer uma confissão que pode soar estranha: nunca fui muito fã de brigadeiro. Sim, é verdade! Nas festinhas infantis sempre comi muitos salgadinhos, algum outro docinho e nem ligava para os brigadeirinhos disputados por todas as outras crianças (e adultos).

Com o passar dos anos (ah, os hormônios!) passei a gostar mais de doces em geral (não sei se isso é bom ou ruim) e a popularidade dos “brigadeiros gourmet” fez com que eu desse uma chance para os tão desejados docinhos. E não é que passei a gostar de alguns deles, principalmente com que têm pistache, amêndoa e afins? Detalhe para os de Nutella e os brancos!

ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-2

Uma curiosidade sobre os portugueses é o interesse pela cultura brasileira. Além de existir muitos imigrantes brasileiros por aqui, há também forte influência de novelas, blogs e canais do YouTube. Sendo assim, por que não existir uma loja de brigadeiros por aqui?

ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-1ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-4

Entre os milhares de lugares para adoçar meus dias em Lisboa, tem um que ganhou meu coração na primeira visita. Abriu há menos de 1 ano e já faz o maior sucesso: Oh!Brigadeiro, um cantinho fofo e cheio de detalhes. Apenas um balcão, a cozinha aberta, banquinhos e uma esplanada com mesinhas. Pode comer por lá mesmo ou levar para casa.

A dona é portuguesa, mas quem faz todas as delícias servidas ali é a Carol, uma brasileira super simpática, que também atende com um sorriso largo no rosto.

ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-5ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-8ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-7

São mais de 30 sabores, entre eles os tradicionais (ao leite, branco, amargo…), de frutas (coco, morango, maracujá…), especiarias (canela, pimenta rosa, gengibre…), crocantes (avelã, pistache, amêndoa…), alcóolicos (café, cachaça…), recheados e outros. Eu geralmente peço o menu brigadeiro + café.

ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-9

E além dos “enroladinhos” também é possível comer brigadeiro de colher, cookie de chocolate e bolo trufado. Tudo fresquinho, feito no mesmo dia.

ohbrigadeiro-roteiro-gastronomico-portugal-flavia-guimaraes-ickfd-10
OH!BRIGADEIRO:
Rua Rodrigues Faria, 103 – Lx Factory (um complexo de antigos barracões de fábricas que foi revitalizado para lojas, restaurantes e escritórios. Vale um post exclusivo sobre este local!).

Horário de atendimento: terça, quarta e domingo, das 12h às 18h; quinta, sexta e sábado, das 12h às 19h.