julia-child-a-arte-da-gastronomia-sfgate-julia-child-e-frango-ickfdFonte: SF Gate

No hall das mulheres que marcaram a história, Julia Child talvez seja uma das primeiras colocadas. A chef foi a primeira mulher a apresentar um programa de culinária, o chamado  “The French Chef” (O Chef Francês, em tradução livre) e a lançar um livro com receitas francesas, junto com duas amigas, de uma forma descomplicada para as norte-americanas. Depois de se mudar em 1948 para a França com o marido Paul, que foi transferido para a embaixada francesa, resolveu se matricular na clássica escola de culinária Le Cordon Bleu para aprender com alguns dos melhores chefs do mundo.

julia-child-a-arte-da-gastronomia-newseum-org-julia-child-e-paul-ickfdFonte: Newseum

Quando começou a frequentar as aulas, foi a fundo nas técnicas francesas. Assim que dominou a culinária, lançou o livro “Mastering the Art of French Cooking” (em tradução livre, Dominando a Arte da Culinária Francesa), que até hoje é homenageado e considerado a bíblia da gastronomia.

julia-child-a-arte-da-gastronomia-noticias-terra-livro-julia-child-dominando-a-arte-da-cozinha-francesa-ickfd

julia-child-a-arte-da-gastronomia-indicalivros-capa-livro-da-julia-child-ickfdFonte: Indica Livros – Terra

O objetivo do livro era fazer com que leigos aprendessem a cozinhar e se encontrassem na cozinha. E, principalmente, que a culinária francesa fosse disseminada e absorvida mais facilmente por todos, com receitas das mais complexas (como o famoso Boeuf Bourguignon) às mais simples.

Este foi seu primeiro livro, mas não o único. Julia ainda escreveu durante sua vida nada mais, nada menos que 20 livros de culinária. Só para você ter ideia do sucesso, o “Mastering the Art of French Cooking” ficou entre os best-sellers durante cinco anos após o seu lançamento! Além disso, depois de se formar na Le Cordon Bleu e de suas aulas particulares com o chef Max Bugnard, fundou a escola de culinária L’Ecole de Trois Gourmandes com dois outros colegas e amigos.

Uma mulher que fugia do padrão de beleza, como Julia, e que desbravava a cozinha profissional, até então dominada somente por homens, inspirava e intrigava as mulheres de sua época. No filme Julie & Julia (2009), Child foi interpretada por ninguém menos que Meryl Streep. O roteiro foi baseado no livro Julie/Julia com duas histórias reais, a de Julia e de Julie (se quiser saber mais sobre o longa, clique aqui para conferir uma resenha completa que, de quebra, vem com receita!). O filme também mostra a cozinha real do ícone da gastronomia mundial, com o tão famoso fogão azul.

julia-child-a-arte-da-gastronomia-sfgate-lamiadolcevita-filme-julie-e-julia-meryl-streep-amy-addams-ickfd Fonte: SF Gate 

Nos Estados Unidos, o programa “O Chef Francês” mudou os hábitos de alimentação de milhares de americanos e abriu portas para a apresentadora, que se tornou uma celebridade.

Em pouco tempo, seu programa começou a ser transmitido por 96 emissoras no país, o que contribuiu para que recebesse o aclamado prêmio George Foster Peabody Award em 1964. Em 1966, foi a primeira educadora a receber um Emmy.

No  ano de 2002, o Museu Nacional de História Americana criou uma exposição com a cozinha onde Julia filmou três dos seus mais famosos episódios do programa.

julia-child-a-arte-da-gastronomia-cozinha-da-julia-child-wikipedia-org-no-museu-nacional-de-historia-americana-ickfdFonte: Wikipedia 

A chef recebeu um dos prêmios mais renomados da gastronomia francesa, o Legion d’Honneur, após 40 anos de carreira, reconhecendo o seu talento e tornando a sua culinária uma das mais conceituadas. Dois dias antes de completar 92 anos, Julia Child faleceu. Sua última refeição foi uma sopa de cebolas caseira, do jeitinho que ela tanto gostava.  

A sua casa, La Pitchoune já foi comprada, mas é possível visitá-la e o local permanece com alguns objetos preservados. Um deles é o Black Book, escrito por Paul, o marido de Julia. Ali, ele escreveu diversas orientações sobre a casa e a região para oferecer aos amigos que os visitavam.

julia-child-a-arte-da-gastronomia-gazeta-do-povo-panela-la-pitchoune-ickfd

JChild_Chrome_10 001

julia-child-a-arte-da-gastronomia-daniellenoce-dani-na-cozinha-da-julia-child-ickfdFonte: Gazeta do PovoNew England.com – Danielle Noce