embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-akamahid-ickfd

Receber um presente é sempre motivo de alegria. Quando ele vem embrulhado num tecido lindo em vez de papel, então, parece que a lembrança se torna ainda mais especial. O método de embalar algo num pedaço de pano quadrado, conhecido como furoshiki, foi desenvolvido no Japão há mais de 1.200 anos, e era utilizado para guardar objetos valiosos dos imperadores durante a era Nara.

Alguns séculos mais tarde, quando as casas de banho japonesas se tornaram populares, o furoshiki servia para abrigar as roupas dos clientes. Aliás, foi aí que o nome se popularizou: “furo”, em japonês, significa banho, enquanto “shiki” é espalhar (no começo, o embrulho era conhecido por “hirazutsumi”).

Hoje, é tradição presentear alguém com um embrulho bonito de tecido. Para os japoneses, dar qualquer coisa sem nenhuma embalagem é considerado tremenda falta de educação.

embrulho-com-tecido-furoshiki-minted-ickfdFontes: Akamahid / Minted

Eu achei essa atitude tão linda e delicada que quis compartilhar com vocês! Além de ser bem fácil de fazer, o furoshiki serve para caixinhas, potes maiores e até garrafas – o tamanho do tecido varia conforme o que você quiser embrulhar. Nas fotos a seguir a autora do blog Frockfiles mostra como é fácil embalar um pote de cozinha:

embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-frockfiles-ickfd-1embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-frockfiles-ickfd-2embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-frockfiles-ickfd-3Fonte: Frockfiles

Viu só como é fácil? A seguir você confere outros exemplos bem legais:

embrulho-com-tecido-furoshiki-minted-ickfd-2embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-hellosociety-ickfdFontes: Minted / Hello Society

A Lush, marca de cosméticos veganos e ultracheirosos, também é bem famosa por difundir a ideia dos “know wraps”; no site tem um monte de opções com estampas lindíssimas (embora bem caras, afinal estamos falando de um pedaço de tecido) e tutoriais de como embalar inúmeros objetos, inclusive fazer bolsas e turbantes! Clique aqui para conferir.

Gostou da ideia? Eu amei e com certeza vou começar a usar em todos os meus presentes, a começar pelos de Páscoa!