Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

O que faz um sommelier de chá?

Publicado em:

sommelier-cha-style-me-pretty-ickfd

Todo mundo já ouvir falar em sommelier de vinho, mas você sabe o que faz um sommelier de chá?

O sommelier de vinho pesquisa a fundo todas as regiões e vinhos da França, Itália, Chile etc. O sommelier de chá desbrava as regiões produtoras de chá na China, na Índia, no Japão e outros tantos países da Ásia.

Pedir um vinho tinto a um sommelier de vinho é tão vago quanto pedir um chá verde a um sommelier de chá. São tantos os tipos de vinho tinto e tantos os tipos de chá verde que os sommeliers bem sabem. Cada vinho é único em suas características. Cada chá é único em seu sabor e aroma.

sommelier-cha-saveursvegetales-ickfdFonte: Saveurs Végétales – foto de topo: Style me Pretty

O sommelier de vinho usa os sentidos para avaliar a qualidade do vinho, e para harmonizar diferentes rótulos com receitas de pratos salgados e doces. O sommelier de chá também faz a análise sensorial do chá: analisa as folhas secas, as folhas úmidas – após a infusão – e o chá em si, conhecido como licor do chá. Além de degustar o chá puro, também é possível harmonizar comidas com chá, para quem prefere uma opção sem álcool.

O sommelier de vinho escolhe diferentes taças para servir diferentes vinhos. O sommelier de chá escolhe entre louças e bules de distintos materiais.

sommelier-cha-teaterms-ickfdFonte: Tea Terms

O serviço do vinho possui regras e ordem para cada ação. No mundo dos chás, diferentes países, como Japão, China e Coreia do Sul, possuem cerimônias de chá, em que há uma sequência e uma explicação para cada ação no preparo do chá.

Assim como restaurantes contratam sommeliers de vinho para montar uma carta de vinhos, o sommelier de chá é buscado para montar cartas de chá.

sommelier-cha-pretend-ickfdChinese Kung Fu TeaFontes: Pre-tend, Odyssey Traveler

Se você ama chá e não sabia que existia essa profissão, tenho uma boa notícia! Em março, inaugurei o primeiro curso de Formação em Sommelier de Chás do Brasil. Duas turmas já estão formadas e outras quatro estão marcadas ainda neste ano, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Aos amantes da degustação, abre-se uma nova porta: a do maravilhoso Mundo dos Chás. Escreva para contato@institutocha.com para receber mais informações!

DIY – Tônico para o rosto

Publicado em:

diy-tonico-facial-rosto-ickfd-lele-gianetti

Olá, amores,

Aqui é a Lelê Gianetti do blog It Yourself com mais um post de “Faça você mesmo” aqui no ICKFD.

Há algumas semanas, fiz um post falando sobre como fazer seu próprio lip balm de maneira super fácil e econômica. Por conta disso, recebi várias mensagens pedindo mais “receitas” de beleza como aquela.

Amei o fato de muitas meninas terem gostado do assunto e, então, resolvi trazer mais um clássico do meu dia a dia que é facílimo de preparar e ainda é super-eficaz: um tonificante facial à base de vinagre de maçã.

diy-tonico-facial-rosto-blogstuffluciliadiniz-ickfdFonte: Blog Lucilia Diniz

Eu gosto muito de DIY’s de beleza por dois motivos:

1. Primeiro pelo fato de que eu amo usar produtos que são o mais natural possível e de tentar me manter afastada (naquilo que posso) de tantas químicas, as quais muitas vezes nem sabemos do que se tratam, podendo ser cheias de aditivos, corantes artificiais, parabenos, óleo hidrogenado, etc. Basta ver qualquer embalagem de creme para o rosto e notar quantos ingredientes nós nunca ouvimos falar.

2. O segundo motivo é financeiro. Em 100% dos casos que testei os produtos “caseiros”, o custo-benefício é enorme.

ickfd-lele-gianetti-diy-tonificante-para-o-rosto-8Foto: Lelê Gianetti

Antes de falar da receita e do DIY em si (que é muito, muito, muito fácil), eu vou falar um pouco dos tônicos faciais.

Por que usar um tônico?

Eles se tornaram populares na década de 30, quando foram introduzidos no mundo dos cosméticos com o objetivo de restaurar o pH natural da pele depois do uso de outros produtos de limpeza.

A questão é que a nossa pele tem uma espécie de “manta ácida” delicada com um Ph de 5 e os produtos de limpeza à base de sabão normalmente são mais alcalinos.

Isto pode perturbar o pH da pele, promovendo um crescimento de bactérias anormais e tornando-a mais susceptível à acne e até mesmo às rugas (a longo prazo). Os tônicos faciais normalmente são mais ácidos (com um pH de cerca de 3-4) e ajudam a restaurar o pH natural do nosso rosto.

Resumindo, o pH delicado da nossa pele pode ser “bagunçado” por muitos fatores como estresse, dieta, falta de exercícios e até não beber muita água. Por isso, um tônico natural e simples como este (de vinagre de maçã) pode ser muito benéfico para o equilíbrio da pele.

diy-tonico-facial-fresh-pickedbeauty-ickfdFoto: Fresh Picked Beauty

Por que usar vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é simplesmente o subproduto da fermentação das maçãs. Essas frutinhas lindas são carregadas de potássio, pectina, ácido málico e cálcio, e ainda são fortificadas pela fermentação desses componentes, tornando-se ainda mais benéficas. Embora possa parecer estranho colocar vinagre de maçã no seu rosto, olhem só algumas das propriedades deste produto:

  • Anti-séptico
  • Anti-bacteriano (um bônus adicional ao lidar com infecções de pele e condições como acne e eczema)

Vantagens:

Um bom vinagre de maçãs cruas e não filtradas equilibra o pH natural da pele e tiras as células mortas (esfoliação). Ele também ajuda a clarear manchas de sol e idade e ainda pode melhorar a acne e cicatrizes de acne.

Por último, vale dizer que ele é ótimo para refrescar e remover o excesso de oleosidade e maquiagem que podem ter sido deixados para trás após a realização de outras técnicas naturais, como a limpeza da pele, por exemplo. E o melhor: ele é super acessível e não contém nenhuma loucura química convencional.

Então, com todas essas informações, agora sim chegou a hora de conferir o DIY!

INGREDIENTES

  • Vinagre de maçã (preferencialmente orgânico)
  • Água filtrada

Só isso! Parece loucura, né?! Mas é isso! Hahaha

diy-tonico-facial-rosto-scdailymakeover-ickfd

DETALHES E MODO DE PREPARO

O tipo de pele de cada pessoa altera um pouquinho a receita.

  • Para pele sensível: Misture 1 parte de vinagre de maçã com 4 partes de água
  • Para pele normal: Misture 1 parte de vinagre de maçã com 2 partes de água
  • Para pele oleosa: Misture 1 parte de vinagre de maçã com 1 parte de água 

Lembre-se: Uma “parte” é qualquer medida que você escolheu usar. Então, se você está seguindo a receita de pele sensível, você deve misturar 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 4 colheres de sopa de água.

INSTRUÇÕES:

  1. Misture os ingredientes juntos e armazene em um recipiente de vidro ou de plástico (não precisa ser colocado na geladeira).
  2. Para aplicar, basta utilizar algodão. Esfregue levemente o produto em todo o rosto. Não lave o rosto após o uso.

diy-tonico-facial-rosto-ickfd-lele-gianetti2

Se você preferir, outra opção é armazenar este toner de vinagre de maçã em um frasco spray e pulverizar uma leve névoa diretamente sobre a pele para refrescá-la ao longo do dia.

DETALHES IMPORTANTES

  • Não importa qual o seu tipo de pele, eu recomendo que você faça um teste antes para ver como ela reage. Também recomendo usar a relação de pele sensível antes de aumentar a quantidade de vinagre de maçã.
  • Não tenha medo de experimentar para encontrar o que é melhor para você. Se sentir que a solução de pele sensível parece ser muito fraca, lentamente aumente a proporção de vinagre de maçã à água. E não aumente mais do que uma relação de 1:1 de vinagre de maçã à água, ok?!

Amores, e outra coisinha muito importante é que é sempre bom consultar regularmente um bom dermatologista para que sua pele seja avaliada e qualquer dúvida mais específica seja tirada!

diy-tonico-facial-rosto-ickfd-lele-gianetti3

A dica deste DIY é simples e natural, mas para tratamentos e questões mais complexas, é fundamental conversar com um profissional da área, né?!

Espero que tenham gostado tanto quanto eu gosto desta receitinha! Me contem o que acharam e qualquer dúvida é só me falar! Ah, e se vocês fizerem esse DIY e tirarem fotinhos, postem com a hashtag #LeleGianettiDIY para que eu possa ver.

Beijinhos,

Lelê Gianetti

Bean-to-bar: o novo jeito de fazer (e comer) chocolate

Publicado em:

bean-to-bar-chocolate-la-naya-chocolate-packagingoftheworld-ickfd

Quando pensamos em chocolate, normalmente o que vem a cabeça são aquelas marcas mais conhecidas, não é mesmo? Tipo Nestlé, Garoto, Lindt, Hershey’s… Mas, de alguns anos para cá, o mercado do chocolate está recebendo uma abordagem bem diferente.

Apesar do chocolate artesanal não ser novidade, por volta de 2005, nos Estados Unidos, um movimento de artesãos comprometidos com a qualidade e com o amor começou a nascer. Dispostos a fazer um produto sofisticado e com ingredientes naturais, pequenos fabricantes foram entrando cada vez mais no jogo e roubando uma fatia grande do mercado do cacau. 

Aos poucos, mais e mais artesãos ao redor do mundo começaram a copiar essa ideia e a nova tendência foi batizada de “bean-to-bar” (que em português significa, “da amêndoa à barra”). 

bean-to-bar-chocolate-lovingearth-ickfdFonte: Loving Earth – foto de topo: Packaging of the world

A ideia destes fabricantes é comprar as amêndoas de cacau diretamente de produtores que trabalhem com produção livre de agrotóxicos, pagar um valor justo pelo cacau e oferecer um produto o mais natural possível ao consumidor final.

Para fazer isso, essas empresas normalmente optam por grãos de origem única e ingredientes mais finos e produzem pequenos lotes (de 2 a 35 kg) de chocolate por vez. Em geral, além de estarem dispostos a abrir mão do lucro exorbitante e concentrarem-se na qualidade e frescor, os pequenos comerciantes priorizam as vendas locais.

bean-to-bar-chocolate-wilkischocolate-ickfdFonte: Wilkischocolate

E não é só diversão nesse negócio! Em geral, os empreendedores literalmente colocam a mão na massa: eles cuidadosamente separam e depois moem as amêndoas, bem como inventam novas receitas e interagem com o consumidor final. É tudo muito natural e interativo… Tudo muito “fofo”!

Além disso, essas marcas estão sempre inovando, misturando sabores e brincando com as porcentagens de cacau, por isso a tendência atrai tantos “foodies” e curiosos.

chocolate-bean-to-bar-nyt-ickfdFonte: New York Times

As barras de chocolate bean-to-bar normalmente são bem mais caras que os chocolates processados, mas você paga pela certeza que está consumindo um chocolate sustentável, livre de aditivos, que o produtor do cacau foi devidamente remunerado e a produção não involveu trabalho infantil. Além disso, ao comprar esse tipo de chocolate, você ajuda o pequeno comércio.

Muitas dessas empresas também atraem ao consumidor pelo uso de ingredientes orgânicos e saudáveis, como, por exemplo, substituindo o açúcar refinado por adoçantes alternativos.

Até as embalagens são muito bem elaboradas, buscando sempre trabalhar com materiais sustentáveis. Superfofas e rústicas! Dá vontade de comprar todos os sabores!

chocolate-bean-to-bar-npr-ickfdchocolate-bean-to-bar-chocolabo-ickfdFontes: Nor – Chocolabo

No Brasil, existem alguns fabricantes de chocolate bean-to-bar. Entre eles podemos citar AMMA, Chokolah, Luisa Abram e a linha Pratigi da Chocolat du Jour. Normalmente, essas empresas vendem seus produtos em suas próprias lojas ou mercados especializados.

amma-chocolate-bean-to-bar-ickfdFonte: Amma

Eu adoro chocolate “bean-to-bar”! Sinto que cada barra tem um sabor diferente, implorando para ser descoberto pelo meu paladar… Hehehe! E você, já provou?

*Na Venezuela, eu visitei um projeto “bean-to-bar” muito legal chamado “Cacao de Origen”. Até escrevi um post no meu blog sobre esse projeto. Confere lá!

Qual vinho harmoniza com Strudel de Maçã

Publicado em:

harmonizacao-vinho-strudel-ickfd

Nas minhas andanças parisienses por supermercados repletos de frutas suculentas e deliciosas, resolvi encher minha sacolinha com maçãs verdes que estavam lindas! Instintivamente, meu sentimento patriota despertava: resolvi honrar minhas origens austríacas através de um bonito e delicioso Strudel (clique aqui para conferir a receita completa)!

E nós já sabemos que a sobremesa nunca está completa sem o seu par perfeito. E agora? Qual seria o néctar de Baco eleito?

Gosto de me ater à gostosa regra da origem. Pense no berço do prato e você pode já partir de uma boa pista para escolher o seu vinho!

Strudel, Áustria. Mas a Alemanha tem uma cultura tão parecida e fica tão pertinho, né? E por que não descermos um pouquinho mais em direção ao norte da Itália? Se nada disso for suficiente, não pensem que o Brasil não consegue satisfazer à altura as nossas pretensões… Agora vamos à análise.

Os vinhos austríacos, embora excelentes e tranquilamente disponíveis no mercado por aqui, são de difícil acesso no Brasil. Pensando nisso, elegi como primeira opção um irmãozinho de estilo alemão: o Anselmann Riesling Spätlese Trocken, um vinho de colheita tardia (como o próprio nome Spätlese diz) produzido a partir da casta branca de frio por excelência — Riesling.

harmonizacao-vinho-strudel-andrea-postiga-ickfdlopaImagem lo-pa.com

As uvas são utilizadas para fazer este vinho são coletadas depois de passados alguns dias da época da colheita, justamente para que os níveis de açúcar e de acidez se concentrem ainda mais na uva durante o processo em que ela vira quase uma passa. Seus aromas e sabores de damasco e pêssego, com notas de maçãs assadas formam um conjunto perfeito com o strudel de maçã. Aliás, o nível elevado de acidez neste vinho impede que ele seja demasiado adocicado, oferecendo um equilíbrio perfeito com a sobremesa, que também não é muito doce.

harmonizacao-vinho-strudel-andra-postiga-derweisnob-ickfdImagem der-weinsnob.com

Para os amantes das bolhinhas eu não posso me furtar a indicar o delicado espumante italiano Asti.

harmonizaca-vinho-strudel-andrea-postiga-decanter-ickfd

Imagem Decanter

Com o elegante e característico perfume de flores brancas e limão, o Aralica Asti Spumante, um clássico do Piemonte, tem seus traços de mel e frutas verdes ressaltadas pelo sabor do strudel. Acidez na medida certa que também aqui fica muito equilibrada com as características da maçã na sobremesa.

Para os patriotas do Brasil, minha homenagem é feita com muito orgulho através do Moscatel da Casa Perini, também produzido pelo método Asti.

harmonizacao-vinho-strudel-andrea-postiga-casa-perini-ickfdFonte: Casa Perini

Excelente expressão desta tão apreciada variedade de uva, com intensas notas florais e frutadas e um delicado toque de mel e damasco. Forma um belíssimo par com a nossa sobremesa, já que apresenta doçura leve e equilibrada pelos bons níveis de acidez atingidos.

E aí? Depois de tanta informação, já sabe qual vai ser o acompanhamento do seu strudel? Quando escolher, me conta aqui que eu vou adorar saber qual que você gostou mais!

Um beijo e à toute!

Preços médios:

Anselmann Riesling Spätlese, 2012 — R$ 132,00

Espumante Araldica Asti Spumante — R$ 102,00

Espumante Casa Perini Moscatel — R$ 38,00

Soberania do caramelo salgado comprovada em 10 doces

Publicado em:

caramelo-salgado-ickfd-tudoquevale

Quem diria que a combinação de um tanto de açúcar caramelizado com um pouco de creme de leite fresco e flor de sal seria algo tão precioso ao paladar? No mundo das sobremesas o caramelo salgado é rei. Se você não tem muita certeza quanto a isso, as dez receitas abaixo vão te fazer mudar de ideia antes que você tenha tempo para dizer “preciso de um doce agora”. Duvida? Então vem cá:

QUADRADINHOS DE BROWNIE COM CREME DE CARAMELO SALGADO E CHOCOLATE

Tá vendo aquele cantinho cremoso de brownie com creme de caramelo salgado e ganache de chocolate apontando pra você? Nem sei por que pergunto. Aposto que aí nessa mente perversa atrás do computador este quadradinho já está abocanhado ;D

Clique aqui para a receita completa

brownie-caramelo-salgado-ickfd-3***

TORTA DE CHOCOLATE COM CARAMELO SALGADO

Sim, o mundo pode se tornar um lugar lindo de se viver depois de uma torta assim.

Clique aqui para a receita completa

torta-chocolate-caramelo-salgado-ganache-avela-negresco-oreo-danielle-noce-ickfd-8***

SORVETE DE CARAMELO SALGADO

Sorvete é sempre bom, mas quando ele é feito de caramelo salgado…

Clique aqui para a receita completa

sorvetedecaramelo***

BRIGADEIRO DE CARAMELO SALGADO

Alguém me ajuda aqui porque não estou sabendo lidar com tanta coisa boa ao mesmo tempo!!!

Clique aqui para a receita completa

brigadeiro-caramelo-salgado-ickfd-danielle-noce-4***

FUDGE DE CARAMELO SALGADO COM CHOCOLATE

Se você ainda não comeu um fudge, me desculpe, mas lá vem uma verdade: você ainda não viveu o suficiente. Portanto levante já este traseiro e vá fazer essa receita maravilhosaaaaa!

Clique aqui para a receita completa

fudge-de-caramelo-salgado-danielle-noce-ickfd-2***

BALAS DE CARAMELO SALGADO

Só consigo pensar em mim mesma assistindo às minhas séries favoritas com um pacote dessas balinhas no meu colo <3

Clique aqui para a receita completa

bala-de-caramelo-salgado-danielle-noce***

BROWNIE DE NOZES COM CREME DE CARAMELO SALGADO

Neste formato de cupcake o brownie de nozes nem parece brownie, mas é aí que a gente se engana. Ele fica MUITO mais cremoso! Como se já não fosse bom o suficiente, ele vem acompanhado de creme de caramelo salgado com crocante de nozes por cima. Só vem, mon amour!

Clique aqui para a receita completa

brownie-cupcake-creme-buttercream-caramelo-salgado***

PIPOCA COM CARAMELO SALGADO E CHOCOLATE

A pipoca do fim de semana nunca mais será a mesma. Seus filmes, séries e vídeos do YouTube ficarão muito mais interessantes acompanhados de um balde dessa pipoca com caramelo salgado e chocolate, pode acreditar.

Clique aqui para a receita completa

SONY DSC
***

CUPCAKE DE CHOCOLATE COM CREME DE CARAMELO SALGADO

Bolinho de chocolate macio, cobertura aveludada e muito carameluda. Tem como dizer não?

Clique aqui para a receita completa

cupcake-iogurte-chocolate-creme-manteiga-caramelo-salgado***

SUSHI DE CREPE COM MOUSSE DE CHOCOLATE E CALDA DE CARAMELO SALGADO

Aqui, a calda de caramelo é o detalhe que faltava para estes rolinhos de crepe recheados com mousse de chocolate atingirem o grau máximo do sucesso.

Clique aqui para a receita completa

sushi-de-crepe-com-mousse-de-chocolate-calda-caramelo***

E agora? Me conta aqui embaixo se a sua opinião a respeito desse soberano cor de âmbar mudou ;)

Foto de capa: Cooking Classy