Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

10 receitas de Páscoa (com vídeos!)

Publicado em:

Quem gosta de cozinhar com certeza já se aventurou ou pretende encarar o desafio de fazer ovos de chocolate na Páscoa. Para te incentivar nessa brincadeira gostosa, separamos nossas receitas temáticas dessa época tão chocolatuda: tem ovo recheado, ovo mole doce, bolo de chocolate, cupcakes e até o passo a passo de uma decoração fofíssima com bundinhos de coelho. Confira e aproveite!

OVO DE PÁSCOA DE COLHER COM RECHEIO DE BEM CASADO

Doce de leite com pão de ló e chocolate branco simplesmente não tem como dar errado, né? Clique aqui para conferir o passo a passo.

dani-noce-receita-garoto-nestle-talento-ovo-pascoa-doce-de-leite-bem-casado-recheado-1

***

OVO MOUSSE DE COLHER CHOCOLATE E FRAMBOESA

Uma sobremesa cheia de classe e irrecusável! Clique aqui para conferir a receita.

receita-dani-noce-ovo-mousse-chocolate-colher-framboesa-2

***

OVO DE PÁSCOA DE COLHER COM CHOCOLATE AMARGO E BRIGADEIRO

Uma deliciosa combinação de chocolate, bolo molhadinho e brigadeiro para comer às colheradas! Clique aqui para a receita.

ovo-de-colher-de-brigadeiro-ickfd-3

***

OVO DE PÁSCOA DE COLHER COM CHOCOLATE BRANCO E DOCE DE LEITE

Essa outra opção é de fazer os olhos brilharem com a mesma intensidade e agrada os paladares mais doces: tem bolo, doce de leite e chocolate branco. Que tal? A receita completa está aqui.

ovo-branco-de-colher-com-doce-de-leite-ickfd-2

***

OVO DE PÁSCOA RECHEADO COM PÃO DE MEL OU DAMASCO

Aqui, o ovo de chocolate vem recheado com pão de mel e doce de leite; para quem gosta de um gostinho extra e todo especial, vale a pena adicionar um pouco de damasco – juro que você não vai se arrepender. Clique aqui para o passo a passo completo.

receita-ovo-pao-de-mel-chocolate-damasco-danielle-noce-ickfdreceita-ovo-pao-de-mel-chocolate-dani-noce-extra-damasco-1-06

***

OVO SURPRESA DE PÁSCOA

O épico, inigualável, cheio de mistérios, arrebatador! Para ver o que tem dentro desse ovo de chocolate, só clicando na receita ;D

receita-ovo-de-chocolate-pascoa-surpresa-ickfd4

***

BOLO DE CHOCOLATE DE PÁSCOA

Quem resiste a um bolo alegre e fofo como esse? A criançada vai adorar aprender a fazer! Clique aqui para a receita.

receita-como-fazer-bolo-pascoa-chocolate-ovinhos-ickfd-2

***

OVO MOLE DE CHOCOLATE

Que tal alegrar o seu café da manhã de Páscoa com ovos moles de chocolate? Essa fofura é feita com um creme doce de leite condensado e ricota, além de uma geleia de frutas amarelas para imitar as gemas! <3

Clique aqui para aprender o passo a passo.

receita-ovo-mole-chocolate-cheesecake-pascoa-ickfd-danielle-noce02

***

DECORAÇÃO PARA CUPCAKES DE PÁSCOA

Um cupcake de fim de semana pode se transformar em cupcake de Páscoa com bundinhas de coelho e cenourinhas de pasta americana! É muita fofura para um só coração. A Ju Morgado, do Cupcakeando, ensina o passo a passo aqui.

cupcake-pascoa-cupcakeando-ickfd-bundinha-coelho

***

CUPCAKE DE CENOURA COM CREME DE MANTEIGA

Falando em cupcake, dá uma olhada nesses aqui! A decoração foi feita para imitar um ninho cheio de ovinhos! Clique aqui para a receita.

cupcake-de-cenoura-pascoa-ickfd

***

Links úteis:

CONFIRA TUDO SOBRE TEMPERAGEM DE CHOCOLATE EM MÁRMORE

APRENDA A TEMPERAR CHOCOLATE NO BOWL

Já decidiu o que você vai fazer nessa Páscoa?

Furoshiki, o jeito de embalar presentes com tecido

Publicado em:

embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-akamahid-ickfd

Receber um presente é sempre motivo de alegria. Quando ele vem embrulhado num tecido lindo em vez de papel, então, parece que a lembrança se torna ainda mais especial. O método de embalar algo num pedaço de pano quadrado, conhecido como furoshiki, foi desenvolvido no Japão há mais de 1.200 anos, e era utilizado para guardar objetos valiosos dos imperadores durante a era Nara.

Alguns séculos mais tarde, quando as casas de banho japonesas se tornaram populares, o furoshiki servia para abrigar as roupas dos clientes. Aliás, foi aí que o nome se popularizou: “furo”, em japonês, significa banho, enquanto “shiki” é espalhar (no começo, o embrulho era conhecido por “hirazutsumi”).

Hoje, é tradição presentear alguém com um embrulho bonito de tecido. Para os japoneses, dar qualquer coisa sem nenhuma embalagem é considerado tremenda falta de educação.

embrulho-com-tecido-furoshiki-minted-ickfdFontes: Akamahid / Minted

Eu achei essa atitude tão linda e delicada que quis compartilhar com vocês! Além de ser bem fácil de fazer, o furoshiki serve para caixinhas, potes maiores e até garrafas – o tamanho do tecido varia conforme o que você quiser embrulhar. Nas fotos a seguir a autora do blog Frockfiles mostra como é fácil embalar um pote de cozinha:

embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-frockfiles-ickfd-1embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-frockfiles-ickfd-2embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-frockfiles-ickfd-3Fonte: Frockfiles

Viu só como é fácil? A seguir você confere outros exemplos bem legais:

embrulho-com-tecido-furoshiki-minted-ickfd-2embrulho-japones-com-tecido-furoshiki-hellosociety-ickfdFontes: Minted / Hello Society

A Lush, marca de cosméticos veganos e ultracheirosos, também é bem famosa por difundir a ideia dos “know wraps”; no site tem um monte de opções com estampas lindíssimas (embora bem caras, afinal estamos falando de um pedaço de tecido) e tutoriais de como embalar inúmeros objetos, inclusive fazer bolsas e turbantes! Clique aqui para conferir.

Gostou da ideia? Eu amei e com certeza vou começar a usar em todos os meus presentes, a começar pelos de Páscoa!

Do cacau ao chocolate: entenda todo o processo

Publicado em:

chocolate-lascas-raspas-dessertsforbreakfast-ickfdFoto: Desserts For Breakfast

Todo mundo sabe que o chocolate vem do cacau. Mas antes de chegar às prateleiras, os grãos ainda passam por um largo processo. Hoje você entenderá o que acontece desde a colheita até o momento em que essa delícia é embalada, tintim por tintim! Que tal abrir aquela barra e deliciar-se enquanto aprende mais sobre a origem do chocolate?

A primeira parte dessa aventura começa nas plantações. O cacau se dá principalmente em regiões tropicais, de clima quente e úmido. Desde o momento em que são plantadas, as árvores de cacau demoram em média 3 ou 4 anos para tornarem-se furtíferas. Passado esse tempo, começam a nascer flores, das quais apenas algumas sofrem fecundação e desenvolvem frutos.

cacau-fruta-chocolate-james-mollison-ickfdflor-do-cacau-newspsu-ickfdFotos: James Mollison/News Psu

A colheita de cacau acontece duas vezes ao ano, a cada cinco ou seis meses. Após colhidos, os frutos são cortados ao meio cuidadosamente para não danificar as sementes, que estão presas na polpa e devem ser retiradas uma a uma manualmente. Cada fruto contém entre 20 e 40 sementes (mais ou menos do tamanho de uma amêndoa).

semente-de-cacau-thewellingtonchocolatevoyage-ickfdFoto: The Wellington Chocolate Voyage

Depois disso, é feita a fermentação: as sementes são colocadas no chão e cobertas sobre folhas de bananeira ou em caixas de madeira com buracos que permitem que o excesso de líquido escorra. Esse processo, que pode demorar até 8 dias, tem como objetivo evitar a germinação e remover os resíduos da polpa que ficam presos na semente. Concluída esta parte, a cor das sementes muda de bege para roxo e sua acidez é reduzida.

fermentacao-cacau-onthecocoatrail-ickfdFoto: On the cocoa trail

Depois da fermentação, os grãos de cacau ainda estão bastante úmidos. Antes de serem enviados aos fabricantes de chocolate, os grãos devem passar pelo processo de secagem. Normalmente, os grãos (também chamados de amêndoas) são espalhados pelo chão e secam com o calor do sol. Depois de secas, as amêndoas são separadas por tamanho e qualidade – critérios importantes na hora da venda. Logo, são guardadas em sacos e enviadas aos fabricantes de chocolate.

Em geral, os fabricantes de chocolate guardam alguns segredos sobre seus produtos, como a qualidade, tipo dos grãos utilizados e fórmulas especiais de produção. Digamos que existem vários caminhos para chegar até o chocolate, mas cada fabricante tem sua própria trilha.

Ao chegarem às mãos do fabricante, algumas amostras dos grãos passam por testes, onde são analizadas suas características e peculiaridades. Depois, para remover qualquer pedrinha ou restos de terra indesejados, os grãos passam por um processo de limpeza.

sementes-secas-cacau-thewellingtonchocolatevoyage-ickfdFoto: The Wellington Chocolate Voyage

É então que uma máquina separa as cascas dos “nibs” do cacau (sementes trituradas), deixando estes últimos prontos para serem torrados. Em seguida, os nibs são moídos e aquecidos. Por terem em sua composição cerca de 53% de manteiga de cacau, os nibs atingem uma textura líquida durante o processo e se transformam no que é conhecido como “licor de cacau”.

O licor de cacau já pode ser usado para fazer chocolate, transformado em cacau em pó ou ter sua manteiga de cacau extraída para outro propósito. Porém, alguns fabricantes mais exigentes incluem na sua lista mais um processo conhecido como “conching”, que reduz um pouco da acidez do chocolate e faz com que o produto derreta na boca mais facilmente.

licor-do-cacau-static1squarespace-ickfdFonte: Static1 Square Space

Neste caso, a máquina de conching amassa e mistura o licor de cacau e os demais ingredientes (açúcar e leite, no caso do chocolate ao leite) até chegar na textura desejada. Esse processo pode levar horas ou dias, dependendo da qualidade que o fabricante quer atingir.

Por último, o chocolate é temperado e moldado em barras ou em outra forma desejada pelo fabricante. Depois, o produto é embalado e está pronto para chegar às prateleiras.

barra-chocolate-headerhands-ickfdFoto: Heather Hands

Gostou? Pronto para plantar uma árvore de cacau no seu pátio e fazer seu próprio chocolate? Hum… Que delícia!

Fonte: EcoleChocolat.com e Callebaut.com

Dicas para a forminha não soltar do cupcake

Publicado em:

cupcake-forminha-solta-tasteandtell-ickfd

Umidade e cupcake não combinam. Existem vários fatores que influenciam no aumento da umidade durante a produção dos bolinhos e você vai aprender agora como evitar que isso aconteça. Chega de cupcakes despidos!

Foto de topo: Taste and Tell Blog

  • Preaqueça o forno sempre –  Essa regra é básica quando se trata de confeitaria. Se os cupcakes forem colocados no forno que acabou de ser ligado, o tempo de cozimento vai ser muito mais longo. Enquanto o forno ganha temperatura, as forminhas absorvem a umidade da massa e se soltam depois.  Falando nisso, cupcakes que ficam no forno mais tempo do que o necessário também podem se soltar das formas. Ou seja: depois de espetar o palito no centro e ele sair limpo, desligue o forno e retire os bolinhos de lá.

cupcake-nutella-ju-cupcakeando-ickfd2CUPCAKES DE NUTELLA

  • Depois do forno, o segredo é arejar - Assim que os cupcakes saírem do forno, retire-os da forma de metal imediatamente para evitar que o vapor quente fique acumulado entre as forminhas de papel. Em seguida, deixe que esfriem durante uns 3 minutos e, depois disso, vire-os de cabeça para baixo sobre uma grade por 5 minutos. Vire-os de volta à posição normal para esfriarem por completo.

receita-como-fazer-cupcake-com-fava-de-baunilha-cupcakeando-ickfd3CUPCAKES DE FAVA DE BAUNILHA

  • Esqueça da margarina - Muita gente substitui a manteiga pela margarina e isso é um erro tremendo. Embora seja bem mais barata, a margarina faz mal à saúde e as forminhas de papel já dão o exemplo ao descolarem de cupcakes feitos com ela. Brincadeira, o que acontece é o seguinte: dependendo da marca, a margarina pode conter menor porcentagem de gordura em comparação à manteiga. Desse modo, a tendência é que essa margarina contenha mais água na composição (quer saber mais sobre como as margarinas e gorduras vegetais são produzidas? Confira o post completo). O resultado é um cupcake com mais umidade e, por isso, mais propício a se soltar da forminha.

cupcakes-hostess-cupcakeando-ickfd2CUPCAKES HOSTESS

  • Quantidade certa de massa - Nem demais, para não transbordar, nem de menos. Cupcakes com pouca massa tendem a se soltar da forminha, então sirva sempre cerca de 3/4 de massa.
  • Guarde só depois de frios - Espere até que os seus cupcakes estejam completamente frios e secos para armazená-los.

cupcake-de-amendoas-e-cacau-cupcakeando-juliana-morgado-ickfd4CUPCAKES DE AMÊNDOA E CACAU

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo os seus segredos e vamos caprichar nos cupcakes! Para mais receitas deliciosas, clique aqui.

Onde encontrar os melhores Fish and Chips de Londres

Publicado em:

Quando alguém pergunta sobre um prato típico da Inglaterra, a primeira coisa que vem na cabeça de quase todo mundo é o famoso fish and chips! Indeed, não existe nada mais popular na culinária do país. Essa combinação de peixe empanado com batata frita pode literalmente ser encontrada em quase todos os cantos de Londres. Há muitas boas opções pela capital inglesa, mas não custa pesquisar um pouquinho antes de se aventurar pelo prato mais tradicional da Inglaterra. Para facilitar, confira aqui cinco lugares que são muito lembrados como os melhores fish and chips de Londres!

POPPIES

Com decoração retrô que inclui uma jukebox dos anos 50 e outros itens dessa época, o Poppies tem uma fama enorme de ser um dos melhores fish and chips em Londres. Dos peixes, eles têm as opções de cod (bacalhau) ou haddock, que podem ser fritos ou grelhados. O bacalhau deles, porém, é diferente do que conhecemos aqui no Brasil e lembra qualquer outro peixe branco comum. Para quem não quiser comer o fish and chips no local, eles têm opção de takeaway, que vem em uma embalagem bonitinha lembrando os jornais de antigamente.

poppies-fish-and-chips-bkarmstrong-ickfdPoppies-fish-and-chips-londonPoppies. (Fontes: Bkarmstrong / Divulgação)

Poppies. 6-8 Hanbury Street. London. Tel: +44 20 7247 0892. poppiesfishandchips.co.uk.

THE GOLDEN HIND

The Golden Hind esbanja tradição por simplesmente ser um restaurante que já completou um século de história servindo o prato mais tradicional da Inglaterra. Justamente por isso eles dominam tão bem a cozinha na hora de preparar seus fish and chips! O restaurante é bem pequeno, com jeito de estabelecimento familiar, e fica no bairro de Marylebone.

the-golden-hind-fish-and-chips-ickfd-freedictionaryPhotography by Kang LThe Golden Hind. (Fontes: Free Dictionary / London Eater)

The Golden Hind. 73 Marylebone Lane. London. Tel: +44 20 7486 3644.

GEALES

Geales é um estabelecimento famoso entre os locais de Notting Hill. Atualmente, também tem uma unidade no Chelsea. A decoração do restaurante é elegante, o que deixa o local com uma atmosfera bem mais refinada do que a maioria dos outros que servem fish and chips por aí! Mantendo a tradição com um toque de criatividade, eles conseguiram se firmar como um dos melhores lugares de Londres para comer o prato mais típico do país.

geales-fish-chips-foodandwine-ickfdGeales-fish-and-chips-parasole-ickfdGeales. (Fontes: Food and Wine / Parasole)

Geales. 2 Farmer Street. London. Tel: +44 20 7727 7528. www.geales.com

GOLDEN UNION FISH BAR

Para quem está na região da Oxford Street, uma boa parada bem perto dela é o Golden Union Fish Bar. A decoração desse restaurante também segue um estilo bem retrô com escritos em neon pelas paredes. Com peixe sempre fresco e porções mais generosas, ele faz sucesso na área.

golden-union-fish-bar-viennadoesnthavetowait-ickfd-fish-and-chipsGolden-Union-fish-bar-london-trottemag-fish-and-chips-ickfdGolden Union Fish Bar. (Fontes: Vienna Doesn’t Have to Wait / Trotter Mag)

Golden Union Fish Bar. 38 Poland Street. London. Tel: +44 20 7434 1933. www.goldenunion.co.uk.

ROCK & SOILE PLAICE

Com uma localização privilegiada em Convent Garden, o restaurante está quase sempre cheio durante o dia. Ele foi fundado em 1871 e afirma ser o fish and chips mais antigo de Londres. Enquanto alguns historiadores continuam debatendo sobre isso, não dá para negar que o lugar sabe preparar bem o prato. Em dias quentes, é bom sentar em algumas mesas que ficam ao ar livre.

Rock-&-Sole-Plaice-LondonRock-&-Sole-Plaice-London-fish-and-chips-trottermagRock & Sole Plaice. (Fontes: Divulgação / Trotter Mag)

Rock & Sole Plaice. 47 Endell Street. London. Tel: +44 20 7836 3785. rockandsoleplaice.com.