Oi! Aqui é a Lelê Gianetti do It Yourself mais uma vez e dando continuidade à série de posts no ICKFD. Hoje darei dicas sobre um DIY muito legal e extremamente prático.

Os potes de vidro estão presentes na maioria das casas, não é mesmo?! Você já viu aqueles potes que têm tampas de rosquear? Eles também são conhecidos como mason jars e têm ganhado cada vez mais espaço como itens de decoração e para outras finalidades.

diy-decoracao-com-vidros-de-cozinha-pote-conserva-mason-jar-lele-gianetti-ickfd2

Estes potes são vintage, super cool e deixam os ambientes com uma personalidade única e mega aconchegantes.

Eu diria que é impossível passear pelo Tumblr sem notar as milhares formas que existem de usar estes itens marcados pela versatilidade. E com um leque de opções tão extenso, obviamente existem muitas maneiras de personalizá-los e deixá-los ainda mais incríveis.

diy-mason-jar-luminaria-pixelbritco-ickfdFonte: Brit.co

Eu já vou ensinar pra vocês como fazer um pote desse pra ficar com a sua cara, mas antes de começar nosso DIY propriamente dito, aqui vai uma curiosidade.

Sabiam que estes potes de vidro com tampa de rosquear ganharam este nome após o seu inventor John Landis Mason patenteá-los em 1858? Essa é a origem dos famosos potes de conserva americanos, os mason jars. Desde então, o utensílio ganhou muitos formatos e várias utilidades.

Vocês acreditam que existem muitos colecionadores deste tipo de pote? Sim, é isso mesmo. No eBay, por exemplo, é possível achá-los com o objetivo de colecioná-los, sendo que o preço varia de acordo com a idade, tipo e conservação do mason jar.

Para o nosso DIY, qualquer tipo de pote serve, mas se você não quiser pegar qualquer potinho, separei algumas opções bem bacanas abaixo. É só clicar em cada link para conferir, tá?

E também já vi para vender em supermercados e na TokStok.

Então, vamos lá… Mãos à obra! Vou ensinar a fazer 2 objetos e te mostrar mais algumas inspirações de ideias desta supertrend de decoração na atualidade.

diy-decoracao-com-vidros-de-cozinha-pote-conserva-mason-jar-lele-gianetti-ickfd

1. DIY: LUMINÁRIAS COM MASON JARS

Essa ideia é incrível e, quando vemos o resultado final, é até difícil pensar que a confecção seja tão simples.

Você vai precisar de:

  • Pote de vidro
  • Lâmpada de sua preferência
  • Soquete com o fio (existem tipos que já vêm com um acabamento excelente nas duas extremidades do fio)
  • Prego ou parafuso
  • Caneta ou qualquer marcador
  • Martelo
  • Alicate
  • Chave de fenda

PASSO A PASSO:

  1. Trace a circunferência de seu soquete na tampa de seu pote;
  2. Com o martelo e prego, faça furos seguindo o traçado;
  3. Agora faça furos extras, como na imagem. Isso funciona para ventilação. Sem isso, seu vidro corre o risco de ficar muito quente;
  4. Com a ajuda de uma chave de fenda, inicie a remoção da porção interna da sua demarcação. Ao chegar em cerca de 75% deste passo, muito cuidado pois a superfície da tampa é cortante;
  5. Remova o restante com o auxílio de uma tesoura;
  6. Insira o soquete no orifício;
  7. Coloque a lâmpada, rosqueie o pote e pronto!

diy-decoracao-com-vidros-de-cozinha-pote-conserva-mason-jar-lele-gianetti-ickfd3diy-potes-de-conserva-mason-jar-luminaria-woonblog-ickfd

2. DIY: MASON JARS DECORATIVOS

diy-mason-jar-pote-de-conserva-vaso-flor-ickfd-britcoFonte: Brit.co

As demais ideias de decoração são ainda mais simples, mas não menos charmosas!

Geralmente, elas envolvem a pintura dos vidros e o seu uso é bem variado dentro da decoração de um ambiente. Uma das possibilidades de uso é para acondicionar plantas, flores e utensílios diversos. Você vai precisar apenas de:

  • Potes de vidro
  • Tinta spray
  • Sacos de plástico
  • Fita adesiva

PASSO A PASSO:

diy-decoracao-com-vidros-de-cozinha-pote-conserva-mason-jar-lele-gianetti-ickfd4Fonte: Brit.co

Existe ainda uma variável muito interessante caso você queira personalizar ainda mais o seu potinho.

Você pode usar uma tinta tipo relevo e, antes da aplicação da tinta spray, escrever o que desejar no vidro. É só deixar secar e seguir a sequência do exemplo abaixo.

diy-decoracao-com-vidros-de-cozinha-pote-conserva-mason-jar-lele-gianetti-ickfd5Fonte: Yesterday on Tuesday

Fora isso, ainda existem muitas outras formas menos elaboradas de personalizar o seu mason jar. Tudo acaba ficando muito fofo, é só usar sua criatividade e transformar estes itens em belas formas de decorar os seus ambientes.

Separei várias outras inspirações para vocês se apaixonarem ainda mais por este DIY! Depois quero saber qual foi a preferida de vocês, hein?!

diy-potes-de-conserva-mason-jar-vaso-flor-thesweetestoccasion-ickfddiy-potes-de-conserva-mason-jar-vaso-flor-britco-ickfddiy-mason-jar-emmalinebride-ickfddiy-mason-jar-joyfulweddingsandevents-ickfddiy-potes-de-conserva-mason-jar-decoracao-banheiro-masonjarcraftslove-ickfd

Fontes: The Sweetest Occasion, Brit.co, Crafts Love, Emma line bride, Joyful weddings and events, Yesterday on Tuesday, Woon Blog, The 36th Avenue

Gostaram da dica de hoje? Espero que sim… se tiverem qualquer dúvida sobre qualquer uma das etapas ou inspirações, é só me avisar.

Beijinhos,
Lelê Gianetti