julianolamur-cafeemcasa023-cafes-gelados-localmilk

Oi, pessoal! Como vocês estão? Feliz 2016 a todos os leitores e leitoras desse querido blog!

Começo de ano é sempre uma época de muito calor nesse país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza (mas que beleza). Por isso, decidi falar hoje sobre algumas maneiras de preparar um café geladinho, que ajude a aguentar esses 30 e poucos graus celsius que temos passado.

1. Método japonês

Também conhecido como “flash brew”, esse método tem sido o meu preferido ultimamente. O café é passado diretamente sobre o gelo, o que proporciona uma boa extração e faz com que a bebida fique gelada logo depois de pronta. Para 300 ml de café você vai usar:

  • 20 gramas de café moído
  • 150 gramas de gelo
  • 150 ml de água fervente
  • porta-filtro com filtro de papel
  • jarra

Modo de preparo: escalde o filtro com água fervente. Coloque o gelo na jarra abaixo do porta-filtro e filtre o café diretamente sobre o gelo, lembrando que nessa receita seu café  será feito com o dobro da concentração (ou seja, 20 gramas para 150 ml). O café quente e concentrado vai cair sobre o gelo e resfriar rapidamente, completando a diluição e produzindo uma bebida deliciosa.

Processed with VSCOcam with f2 presetFonte: instagram.com/arabicasimples – Foto do topo: flickr – localmilk

2. Gelado na coqueteleira

Utilizar a coqueteleira é simples e rápido. Gosto desse método por ser divertido, então geralmente vario as receitas mudando a quantidade ou concentração do café, a quantidade de gelo ou acrescentando outros ingredientes cujos sabores combinem com a bebida que estou preparando (como raspas de limão, leite, whisky e por aí vai).

  • 200 ml de café filtrado
  • gelo quanto baste
  • coqueteleira

Modo de preparo: acrescente quanto gelo desejar e o café recém preparado no copo da coqueteleira. Feche e misture bem, até sentir que a coqueteleira está bem gelada. Abra e sirva pelo filtro da coqueteleira, ou sirva sem filtrar caso deseje um café com bastante espuma.

3. Cubinhos de gelo de café

Recentemente tem sido fácil encontrar por aí várias fotos e receitas com cubinhos de gelo feito de café (vide Pinterest e afins). Não utilizo muito esse método por dois motivos: primeiro, demora algumas horas para ficar pronto e, segundo, o café congelado perde características aromáticas e de sabor, então não tem o mesmo gosto do café preparado na hora. Mas, se mesmo assim você quiser fazer os gelinhos de café, saiba que eles podem ser uma alternativa interessante para bebidas como smoothies e shakes à base de leite ou sorvete, como frappuccinos.

  • 200 ml de café filtrado
  • forminhas de gelo

Modo de preparo: coloque o café nas formas de gelo e leve ao congelador por mais ou menos 4 horas, ou até ficar sólido.

cubos-de-cafe-designlovefest-ickfd-cafeFonte: Design Love Fest

MENÇÕES HONROSAS:. Cold brew

Já falamos sobre o cold brew por aqui, e é bom que se diga que ele é uma das alternativas mais populares ultimamente. Pode ser bebido com gelo, com limão, com leite ou usado como base para outras receitas! No post sobre ele eu te explico o passo a passo da receita, corre lá!

cold-brew-gimmesommeoven-cafes-gelados-ickfdFonte: Gimme Some Oven

Espresso tônica

Esse drink é tão simples e genial que merece um post só para ele. Basta dizer que leva três ingredientes – gelo, água tônica e espresso – e é delicioso, refrescante e tem um equilíbrio agradável entre a doçura do café e o amargor natural da quinina. Costumo utilizar:

  • 150 ml de água tônica
  • 30 ml de espresso
  • gelo quanto baste

Modo de preparo: preencha um copo de vidro alto com quanto gelo desejar e acrescente a água tônica. Minha sugestão é que o espresso seja extraído sobre a água tônica, para que as bebidas se misturem gradualmente, dando um efeito visual interessante ao drink. Caso você não tenha uma máquina de espresso, essa receita pode ser feita com café filtrado ou cold brew também!

Processed with VSCOcam with hb2 presetFonte: flickr – bexwalton

Bons cafés gelados a todos, bom verão e até a próxima! ;)

Processed with VSCOcam with hb1 presetFonte: instagram.com/arabicasimples