Olá!

Nossa quinzena passou voando e aqui estamos com mais um post da coluna Café em Casa! Para comemorar nosso 5º post por aqui, decidi trazer uma lista com 5 utensílios necessários para preparar um bom café, seja no conforto do seu lar ou fora dele.

julianolamur-cafeemcasa-abertura-rockcreek.com

Fonte: www.rockcreek.com

5. Balança de precisão

Começando pelo começo, se você vai preparar um café de qualidade é desejável saber quanto café e quanta água vai usar. Pode até parecer exagero, mas sem uma balança não é tão fácil acertar exatamente duas vezes a mesma receita. Diz o espirituoso Julian Barnes  sobre esse assunto (usando as cebolas como exemplo): “para os autores de receitas, só existem cebolas de três tamanhos: ‘pequena’, ‘média’ e ‘grande’, ao passo que as cebolas que vêm na bolsa de compras variam do tamanho de uma cebolinha ao de uma pedra de curling.” Imagine só o que ele diria então das colheres de sopa (cheias, quase cheias, meio cheias, quase vazias) utilizadas para medir o café. Nesse caso, é melhor utilizarmos uma balança de precisão e pronto.

Estes modelos da Acaia tem um design bem bonito, são precisos e podem ser controlados por um aplicativo no seu smartphone.

julianolamur-cafeemcasa-balanca-acaiapontoco

Fonte: acaia.co

4. Moedor

Não há nada que se compare ao cheiro do café moído em contato com a água quente – exceto, talvez, o cheiro dos grãos sendo moídos. Quanto mais próximo do momento de preparo o café for moído, mais perceptíveis serão suas propriedades aromáticas e de sabor. Sem contar que cada método de preparo requer uma moagem específica (mais grossa para a prensa francesa e mais fina para o espresso, por exemplo), por isso é tão importante ter acesso a um moedor para preparar um bom café.

Campeão em termos de simplicidade e funcionalidade, escolhi como exemplo esse simpático moedor manual da marca japonesa Hario.

julianolamur_cafeemcasa_moinhohario-javrypontocom

Fonte: javry.com

3. Bule

Uma vez vi uma estimativa de que 98% do café que bebemos é composto por água (imagino que os outros 2% sejam pura felicidade). Nesse caso, é interessante que além de sabermos de onde vem água que vamos utilizar, tenhamos algum controle sobre como ela vai entrar em contato com o café propriamente dito. Por isso surgiram, nos últimos anos, diversos modelos de bules projetados especificamente para melhorar o controle sobre como a água vai ser despejada.

Meu favorito é esse modelo de pescoço comprido da Hario, mas existem outros que são igualmente bons.

julianolamur-cafeemcasa-bule-instagram-arabicasimples

Fonte: instagram.com/jakfruit

2. Cafeteira

Um sistema que sirva para passar a água pelo café e impedir que os resíduos cheguem na xícara é realmente parte indispensável disso tudo. Atualmente existe um grande número de métodos de extração, que passam por sistemas com êmbolos, porta-filtros variados, cafeteiras elétricas de todos os tipos e alguns outros que não se encaixam nessas categorias.

Já que estamos listando utensílios que podem deixar a vida mais prática, precisávamos incluir a Aeropress nessa seleção. Ela foi inventada em 2005 e ganhou o mundo desde então. As razões são muitas: é um sistema simples, fácil de usar, portátil, de excelente custo-benefício (comprei a minha por R$ 150!) e capaz de produzir cafés excelentes.

ulianolamur-cafeemcasa-aeropress-instagram-colinscamera

Fonte: instagram.com/colinscamera/

1. Café

Ok, ok. Que o café não é um utensílio não há como negar, mas esta lista não poderia acabar de outra maneira. Em tempos de cafés solúveis, aromatizados, encapsulados e até de possíveis substitutos (como a cevada torrada, ou orzo, para quem quer ou precisa deixar de beber café), ter contato com grãos de café de qualidade, torrados de maneira adequada e recentemente, passa a ser uma experiência de aromas e sabores insubstituíveis. O café fresquinho, de boa procedência e bem processado é a razão dessa lista existir, e por isso o primeiro lugar fica com ele. :))

julianolamur-cafeemcasa-cafe-instagram-pinkelephantcoffee

Fonte: instagram.com/pinkelephantcoffee

Menção honrosa: Caneca

Mas é claro que eu não esqueci da nossa fiel companheira de todas as horas! Nos últimos anos as canecas estão ganhando cada vez mais espaço em nossos armários (e em nossos corações) e muita gente as trata como objetos colecionáveis. Independente do formato ou material de que é feita, quase todo mundo tem a sua caneca favorita. Embora seja um utensílio utilizado depois do preparo (geralmente), uma boa caneca é uma caneca para a vida inteira e por isso elas conquistaram a menção honrosa dessa lista.

julianolamur-cafeemcasa-caneca-instagram-weegirl

Fonte: instagram.com/weegirl

E para você, qual o aparato indispensável para preparar um café gostoso? Tire uma foto do seu café e compartilhe no instagram com a hashtag #CaféEmCasa para que possamos acompanhar o que você tem preparado! Ah, e não esqueça de nos seguir por lá: @arabicasimples ;)

cafe-em-casa-juliano-lamur-arabicasimples-ickfdJuliano Lamur – instagram.com/arabicasimples

Até logo!