Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Coulis

Publicado em:

coulis-ourfoodstories-ickfd

Comida não é só para se comer com os olhos, não é verdade? Na hora de montar um prato elegante, alguns cuidados devem ser tomados para atrair mais sentidos à degustação. Sabores, cores, texturas, aromas, altura… Uma boa finalização, simples de fazer, cheia de atrativos e nutrientes é fazer um bom Coulis. Não é preciso equipamentos caros, nem gastar muito com ingredientes. Poucos minutos e você já terá resultados magníficos.

O Coulis é um tipo de purê de frutas ou legumes, usado tanto na cozinha salgada quanto na doce. Essa preparação de base tem diversas funções e pode ser obtida de várias formas e com certeza alguma delas você já usa.

Formas de obtenção

Legumes firmes precisam de prévio cozimento – o mais indicado é cozer a vapor, uma vez que a perda de propriedades é menor. Após o cozimento, basta processar adicionando um líquido de sua preferência e depois peneirar para obter uma textura fluida, então está pronto um coulis de legumes para seu prato salgado.

Esta é uma forma demorada por conta do cozimento, mas existe uma vantagem ao se planejar. Uma dica é reservar um tempo para fazer legumes em cubos, cozidos a vapor e congelar. Assim, na hora de fazer um almoço ou jantar, esse passo já está dado e tudo fica muito mais prático. Muitas empresas já vendem legumes desta forma, então, na hora de usar, basta escolher, fazer um coulis ou saltear com manteiga (ou azeite, numa opção vegana) e guarnecer sua preparação. Um coulis de cenoura tem cor e sabor que fazem toda diferença. Tanto a cenoura quanto a abóbora possuem um nutriente chamado betacaroteno (para saber um pouco mais sobre ele clique aqui).

coulis-salgado-starchef-cikfStarchef

Para aqueles legumes e frutas que podem ser comidos crus é mais simples: basta processar e peneirar, mas lembre que é preciso redobrar os cuidados com sanitização. Ainda que manipulados crus, usando mixer, liquidificador ou outros processadores, alguns ainda são posterior ou previamente cozidos para obtenção de texturas diferenciadas. Um coulis de tomate é base para vários molhos e, nas sobremesas, um coulis de frutas vermelhas tanto pode ser usado como cobertura ou como uma base de sabor para recheios e coberturas.

No caso de um coulis de frutas, pode ser adicionado uma calda de água com açúcar ou apenas água, ou mesmo um mix de frutas. Daí vai da imaginação de cada um.

coulis-pannacotta-thefirstyearblog-ickfdThe first year blog

Funções do Coulis

Ele pode ter como objetivo acompanhar preparações, ou como já foi dito, constituir parte de uma preparação. O coulis é utilizado como base de caldos, cremes, sopas e molhos, nos quais funciona como espessante. Outra função do coulis é dar cor de forma natural, sem uso de corantes industrializados.

É sempre bom ter frutas frescas da estação para fazer os mais diversos coulis com preços mais em conta, daí vai outra dica: em cada época do ano, você pode comprar as melhores frutas e fazer o seu estoque congelado de morangos, manga em cubos, kiwis em cubos, maracujá (se preferir já peneirado) entre tantas outras. Uma grande função de um coulis de frutas ácidas é um segredinho, no caso era, porque vou entregar aqui. Ao saborear uma preparação com lipídeos, como uma panna cotta (creme de leite), uma cheesecake (creamcheese), um manjar (leite de coco), sorvete de base láctea (leite e gemas), a gente sempre tem uma primeira colherada mais saborosa que as seguintes e isso acontece porque as papilas gustativas vão aos poucos ficando vedadas. A ação ácida do coulis, por sua vez, não vai permitir que isso aconteça e dessa forma ele faz a “manutenção” do sabor”.

foto de capa: Our food stories

Como deixar sua geleia mais brilhante?

Publicado em:

Enquanto a geleia cozinha, pegue uma concha e vá retirando toda a espuma que se forma por cima do líquido. Quanto mais você tirar essa espuma, mais brilhante a sua geleia ficará. E lembre-se de não mexer demais, caso contrário a geleia vai açucarar.

geleia-brilhante-yummysupper-ickfdFoto: Yummy Supper