Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Os melhores chocolates do Duty-free

Publicado em:

Já estamos em janeiro e para muita gente os próximos meses são sinônimo de férias. Se você é um desses sortudos e ainda por cima decidiu dar uma escapadinha pro exterior, com certeza vai passar pelo Duty-free shop. É ou não é?

Como boa formiga, a minha “zona” preferida dessas lojas é a parte dos chocolates, então esse assunto eu domino bem. Para deixar sua viagem ainda mais deliciosa e fazer as horas de espera no aeroporto passarem rápido, trago para vocês uma lista com os melhores chocolates que você pode encontrar nos Duty-free shops.

gif-chocolate-ickfdfonte: Welcometomycrazyoddworld.tumblr

1. LINDT ASSORTED NAPOLITAINS

Se você está em dúvida se quer chocolate ao leite, branco ou amargo, essa é a pedida. A caixinha clássica traz pequenas porções das três variedades e outras versões com avelãs e nozes. Além disso, é uma ótima lembrança!

Esta também é uma boa oportunidade para deliciar-se com o maravilhoso chocolate suíço caso você não more em um dos poucos estados brasileiros em que a loja da Lindt está presente.

chocolates-duty-free-lindt-napolitains-assorted-ickfd-dubaidutyfreefonte: Dubai Duty Free

2. BARRAS MILKA

Essas barras são vendidas em diferentes sabores, entre eles Milka Triolade (uma mistura de chocolate branco, ao leite e meio amargo), Milka Oreo (com uma camada de bolacha Oreo) e Milka Biscuit (com uma camada de biscoito). Todos são deliciosos, mas a minha barra preferida é a Milka Caramelo e Avelãs Inteiras.

chocolates-duty-free-milka-oreo-germandelistore-ickfdchocolates-duty-free-milka-toffee-germandelistore-ickfdfonte: German Deli Store

3. VALRHONA LAIT BAHIBE 46%

Se você é fã de chocolate amargo mas também ama chocolate ao leite, não pode deixar de provar essa barrinha francesa. Trata-se de um chocolate ao leite, porém com alto teor de cacau. Desmancha na boca… Uma delícia!

chocolates-duty-free-varlhona-bahibe-elrincondelchocolate-ickfdfonte: Elrincondelchocolate

4. REESE’S 

O Reese’s é um copinho de chocolate recheado com manteiga de amendoim. Coisa de americano… ou seja, uma dessas invenções gastronômicas loucas que deram muito certo! Se você estiver indo ou voltando dos Estados Unidos, quase certo que encontra esse chocolate nas prateleiras do Duty-free shop.

Ah, e se quiser fazer em casa, clique aqui para conferir a receita!

chocolates-duty-free-reeses-hersheystore-ickfdfonte: Hersheys Store

5. LINDT LINDOR

Pense em um chocolate delicioso. Agora multiplique por três. Quem nunca provou PRECISA provar as trufinhas cremosas da Lindt – OK, já não é segredo que sou fã de carteirinha da empresa.

Cremosas, as trufas derretem na boca e é impossível comer uma só. Elas são oferecidas em diferentes sabores (ao leite, branco, amargo, coco, laranja, morango, avelãs, etc). Apesar de serem pequeninhas, são de chorar de tão boas.

chocolates-duty-free-lindt-lindor-ickfdfonte: Lindt USA

5. CAIXA GRANDE DE KINDER BUENO

O Kinder Bueno dispensa apresentações. A diferença de comprar a barrinha de chocolate, wafer e creme de avelãs no Duty-free shop é que lá você pode comprar uma caixa com vários e fazer um estoque para toda a viagem.

chocolates-duty-free-kinder-bueno-aeliadutyfree-ickfdfonte: Aelia Duty Free

6. GODIVA OPEN OYSTER

Alguns Duty-free shops tem um espaço especialmente dedicado à Godiva, onde você pode montar sua própria caixa de bombons. Nesse caso, as “ostras” de chocolate ao leite são imperdíveis.

Estas são compostas de duas camadas finas de chocolate belga ao leite, imitando uma concha, e uma bola de ganache de creme de avelã imitando a pérola… Mas essa descrição nem faz jus à “ostra” que merecia ganhar o prêmio de melhor bombom da Godiva.

chocolates-duty-free-godiva-oyster-ickfdfonte: Godiva

O que você acha? Tem algum chocolate do Duty-free que você ama mas eu deixei de fora? Comenta aqui!

8 tradições de fim de ano pelo mundo com chocolate

Publicado em:

chocottone-4

Para o chocolate não tem tempo ruim. No calor do verão, ele nos refresca em formato de sorvetes e picolés, e durante o inverno, ele nos aquece em fondues e como bebida.

O mundo inteiro ama chocolate. Por isso, quando chega dezembro ele também está presente nas principais celebrações. Aqui vão algumas delícias de fim de ano onde o chocolate roba a cena.

1. Bûche de Nöel

Parecido com o nosso rocambole, o Bûche de Nöel é servido durante o mês de dezembro na França e em regiões com influência francesa como Bélgica, Líbano e Quebec (Canadá).

A versão tradicional do doce consiste em um génoise (pão de ló branco) recheado com buttercream de chocolate e coberto com ganache. Sua decoração imita um pedaço de tronco de árvore, o que ajuda a decorar a mesa de Natal.

dani-noce-receita-rocambole-trufado-chocolate-buche-noel-2Foto: Paulo Cuenca – CLIQUE AQUI para conferir a receita!

2. Basler Brunsli

Conhecido como o “brownie suíço”, esse biscoito de chocolate e amêndoas não pode faltar nas ceias natalinas do país. A mistura de chocolate em pó, farinha de amêndoas, açúcar, claras de ovo, canela e cravo resulta em biscoitos macios e bem “chocolatudos”.

basler-brunsli-cookies-suicos-oliviascuisine-doce-natalino-chocolate-ickfdFoto: Olivia’s Cuisine

3. Marens-Kornflexkökur

Se você, assim como eu, não consegue pronunciar o nome desse doce, melhor chamá-lo de “biscoito de chocolate e flocos de milho”.

A receita, tradicional da Islândia e popular durante as festas de final de ano, é bem facinha de fazer e leva apenas merengue, chocolate e flocos de milho.

marens-biscoito-natal-islandia-saveur-ickfdFoto: Saveur

4. Chocolate Lebkuchen

A receita do Chocolate Lebkuchen é tradicional da Alemanha. A massa desse biscoito leva todas as especiarias e oleaginosas tão utilizadas na época de Natal. Seu grande diferencial é o banho de chocolate final.

biscoito-natalino-alemao-ickfd-saveurFoto: Saveur

5. Chocolate Caliente Navideño

No Peru, o chocolate quente é especialmente consumido durantes o mês de dezembro. A bebida leva canela e uma grande quantidade de chocolate. Em algumas partes do país, igrejas recolhem doações para preparar a bebida e distribuir entre os mais necessitados junto com uma fatia de panettone.

chocolate-quente-hannagoransson-ickfdFoto: Hanna Goransson

6. Decadent Trifle

Mais que uma simples sobremesa, o Decadent Trifle é um centro de mesa. O doce é elaborado em camadas e servido em taças grandes transparentes. Por suas cores vibrantes, o prato nunca passa despercebido.

Acredita-se que essa delícia tem mais de 300 anos, marcando presença nos livros de receitas ingleses. As versões recentes e mais populares durante as festas de fim de ano americanas incluem ginger cake (uma espécie de pão de mel), frutas, chantilly e, é claro, chocolate! No Brasil, essa maravilha é conhecida como pavê:

receita-dani-noce-pave-extra-2Clique aqui para conferir a receita – Foto: Paulo Cuenca

7. Parrozzo

O Parrozzo, um bolinho em formato de meia esfera, é consumido principalmente durante o mês de dezembro na região de Abruzos, na Itália. Feito com farinha de trigo e de amêndoas, a sobremesa leva uma cobertura de chocolate amargo.

parrozzo-doces-natalinos-thegourmettraveler-ickfdFoto: The Gourmet Traveler

8. Panettone recheado com brigadeiro

Nessa lista não podia faltar nosso delicioso panettone recheado. Apesar de ser uma adaptação do panettone italiano, essa invenção de colocar brigadeiro ou trufa dentro do pão doce e cobrir com chocolate é nossa! E, vamos combinar, é um baita upgrade na versão original!

chocottone-5Clique aqui para conferir a receita deste delicioso chocottone – se quiser, fique à vontade para aproveitar cada pedaço com uma porção generosa de brigadeiro! – Foto: Paulo Cuenca

Conta pra nós: a sua ceia de fim de ano também envolve chocolate? O que sua família costuma fazer durante essas festividades?

Aproveito para desejar umas festas recheadas de chocolate para você e um 2017 bem docinho!

Frauenmond – O chocolate para TPM

Publicado em:

frauenmond-o-chocolate-para-tpm-larissa-piazzi-independent-chocolate-ickfdFonte: The Independent

O chocolate marca presença mais que nunca na rotina feminina quando chega aqueles dias. E que jogue a primeira pedra a mulher que não usa a TPM como desculpa para comprar aquela barrinha no meio da tarde.

Só colocar um chocolate na boca já nos ajuda a atravessar esses momentos tão chatos do mês com um pouco mais de alegria. Porém, para dar um empurrãozinho maior ainda, a empresa Chocolate With Love inventou a barra Frauenmond. A iguaria que contém 60% chocolate e 17 tipos diferentes de erva foi especialmente desenvolvida para aliviar as dores pré-menstruais.

frauenmond-o-chocolate-para-tpm-larissa-piazzi-site-chocolate-mit-herz-frauenmond-ickfdFonte: Chocolate with Love

Marc Widmer, o chocolatier responsável pela invenção, disse em entrevista para o programa 20 Minuten que a sua ideia surgiu quando conheceu uma família que vendia chá para aliviar os sintomas da TPM. Foi então que ele decidiu juntar as ervas com o chocolate.

A Frauenmond, que em português significa “lua da mulher”, promete aliviar as dores devido a interação entre as ervas e o chocolate. Apesar de tratar-se de um doce, o seu custo é um pouco salgado: a delícia vendida pela empresa Chocolate With Love custa cerca de AUD$16 (cerca de R$40,86).

frauenmond-o-chocolate-para-tpm-larissa-piazzi-barrinha-chocolate-caramelo2

BARRINHAS DE CHOCOLATE RECHEADAS DE CARAMELO

Mesmo que essa invenção ainda não esteja disponível no Brasil, nós podemos continuar usando a TPM como motivo para comer chocolate. Isso porque o cacau contém antioxidantes, que melhoram a circulação do sangue, e magnésio, mineral que ajuda a aliviar sintomas pré-mentruais como inchaço, cansaço, depressão e irritação.

Sem falar que comer chocolate também estimula a produção de endorfina que melhora o humor e sensação de euforia. Vale lembrar que quanto mais cacau, maiores são os benefícios.

Quer desculpa melhor para comer chocolate?

As melhores lojas de chocolate em Paris

Publicado em:

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-site-la-maison-du-chocolat-e-architect-patrick-roger-e-la-maison-du-chocolat-entradas-ickfd

A Suíça e a Bélgica podem ter tradição imbatível quando o assunto é sobre chocolates, mas Paris também não deixa nada a desejar nesse quesito! Com todo tipo de variedade, a capital francesa conta com muitas lojinhas de chocolates finos em formatos de trufas, barras de chocolate, bombons, entre outros. Só observar as suas vitrines já é maravilhoso! Pensando nisso, veja onde encontrar os melhores chocolates em Paris para deixar a sua viagem bem doce!

Jacques Génin

O famoso Jacques Génin faz muito bem tanto caramelos e chocolates quanto outros clássicos da confeitaria francesa. Esses dois itens, porém, são mesmo os grandes responsáveis pela sua fama em Paris! Seus chocolates são delicados e feitos com todo cuidado. Além de terem ganhado diversos prêmios da indústria.

Endereço: 133 rue de turenne – paris 3ème

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-orgyness-jacques-génin-entrada-ickfd

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-trotter-mag-chocolates-de-jacques-genin-ickfdFonte: OrgynessTrotter Mag

Patrick Roger

Nas lojinhas de Patrick Roger, você sempre pode esperar encontrar algo que vai te surpreender. Patrick cria vitrines maravilhosas e esculturas de chocolates mais lindas ainda! Em bombons e outros formatos do produto, ele consegue criar sabores tanto refinados quanto os mais exóticos. É muita criatividade para trabalhar com chocolate.

Endereço: 108 Boulevard Saint-Germain, 75006, Paris

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-e-architect-patrick-roger-entrada-ickfd

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-paris-by-the-glass-patrick-roger-chocolates-estantes-ickfdFonte: E- Architect  – Paris by The Glass

La Maison du Chocolat

La Maison Du Chocolat é um lugar que até dispensa maiores apresentações. Ela já ganhou reconhecimento internacional e conta com unidades espalhadas por todo o mundo, mas nada como provar seus chocolates autenticamente franceses enquanto estiver andando por Paris!

Endereço: 225 rue du Faubourg Saint Honoré 75008, Paris

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-site-la-maison-du-chocolat-entrada-ickfd

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-la-maison-phil-roeder-flickr-du-chocolat-caixa-com-doces-ickfdFonte: La Maison du Chocolat SitePhil Roeder @ Flickr

A la Mère de Famille

Com um ar retrô irresistível, a decoração do local parece que consegue nos transportar ao passado. Fundada em 1761, À la Mère de Famille definitivamente tem muita tradição na fabricação de balas, biscoitos e chocolates. Com várias lojinhas espalhadas por Paris, é um lugar que não dá para deixar de ir se você ama chocolates!

Endereço: 35 Rue du Faubourg-Montmartre, Paris

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-wikimedia-commons-a-la-mere-de-famille-paris-ickfd

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-1aixoise-doces-da-a-la-mere-de-famille-ickfd

Fonte: Wikimedia Commons – 1Aixoise WordPress

Jean-Charles Rochoux

Jean-Charles Rochoux mostra suas criações de chocolate em uma lojinha pequena, mas muito charmosa. As opções de bombons, ganaches, pralinés e trufas são muitas! Além de tudo, ele faz esculturas de chocolate lindas em formato de figurinos e animais.

Endereço: 16 Rue d’Assas, 75006 Paris

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-shopikon-jean-charles-rochoux-entrada-ickfd

as-melhores-lojas-de-chocolate-em-paris-mariana-martins-mariandthecity-luxeat-jean-charles-rochoux-escultura-gato-ickfd

Fonte: Shopikon – Luxeat

Chocolate e Vinho – O casamento perfeito

Publicado em:

chocolate-vinho-siftandwhisk-ickfd

Nada melhor que terminar uma refeição com um pedaço de chocolate, não é mesmo? Melhor ainda é acompanhar essa sobremesa divina com uma deliciosa taça de vinho. Mas você sabe qual vinho combina melhor com chocolate?

A resposta é: depende do chocolate. Conforme o teor de cacau do chocolate, alguns vinhos harmonizam melhor que outros. A regra (que sempre tem exceções) diz que, para combinar melhor, o vinho deve ser igualmente doce ou mais doce que o chocolate – e nunca ácido.

Esse efeito acontece porque o doce do chocolate pode elevar a acidez do vinho, e tornar-se desagradável ao paladar.

Então para acertar em cheio na hora de escolher o vinho, aqui vão algumas combinações com chocolate recomendadas por sommeliers que entendem do assunto:

CHOCOLATE BRANCO

trufas-chocolate-branco-vinho-cookdiary-ickfdFonte: Cook Diary – foto de topo: Sift and Whisk

Além da manteiga de cacau, o chocolate branco tem baunilha em sua composição. Vinhos brancos e doces ajudam a equilibrar estes sabores.

Entre os mais recomendados para acompanhar uma barrinha ou sobremesas com chocolate branco, geralmente estão o Moscato e o licoroso Pedro Ximenez. Caso não goste muito de vinhos doces, uma alternativa seria um espumante Chardonnay demi-sec.

CHOCOLATE AO LEITE

chocolate-sprinkles-callebaut-ickfdFonte: Callebaut

Por ser cremoso e menos doce que o chocolate branco, o chocolate ao leite harmoniza melhor com uma maior variedade de vinhos. Os sommeliers indicam saborear essa variedade com vinhos tintos de corpo leve como Pinot Noir, ou corpo médio, como Merlot ou Carmenère.

Vale lembrar que como a regra permite que o vinho seja mais doce que o chocolate, mas não vice-versa, os vinhos doces que casam com chocolate branco também harmonizam bem com chocolate ao leite e sobremesas feitas com o mesmo.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

chocolate-variedades-de-cacau-itsmademoisellelove-ickfdFonte: It’s mademoiselle Love

O gostinho mais amargo deste chocolate combina muito bem com vinhos mais encorpados, de taninos densos e sabores intensos. Neste caso, os sommeliers recomendam Cabernet Sauvignon, Malbec e Zinfandel.

Os vinhos Pinot Noir e Merlot também é compatível com chocolates meio-amargo mais suaves (de até 60% de cacau).

Em geral, estas são as combinações que mais funcionam quando se trata de harmonizar vinho com chocolate, mas isso não impede que você não dê asas a imaginação. É apenas testando e provando que você chegará a combinação que mais lhe agrada.

Agora partimos para a parte difícil: provar um montão de vinho com um montão de chocolate e ver qual combina melhor! Que chato, hein? Hehehe!

trufa-de-nutella-caseira-ickfd-dani-noce-9Trufa de Nutella caseira

Tudo sobre Chocolate

Publicado em:

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-receita-torta-bacio-dani-noce-chocolate-uniao-ickfd2

TORTA BACIO CHOCOLATUDA

Ok, sei que você AMA chocolate! Afinal, quem não ama? Mas o que você sabe sobre esse doce? Por trás da deliciosa barra, tem muita história e curiosidades. Informações que não estão incluídas na descrição do alimento.

Por exemplo, você sabe quantos grãos de cacau é necessário para fazer 1kg dessa maravilha? Ou, talvez qual o local com a maior plantação de cacau? Essas e outras curiosidades você encontra aqui!

A árvore de cacau é delicada e suscetível a doenças

Além de crescer apenas em lugares úmidos e quentes, geralmente perto da linha do Equador, a Theobroma cacao (nome dado a árvore do chocolate) é bastante suscetível a doenças.

Seus frutos devem ser retirados a mão e o momento da colheita é crucial para obter um bom sabor no produto final. Além disso, os frutos devem ser cortados cuidadosamente um a um para não danificar as sementes.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-itapemafm-clicrbs-árvores-com-cacau-ickfdFonte: Itapema FM

Há uma longa espera para que a árvore de cacau comece a dar frutos

A árvore demora pelo menos quatro anos para começar a dar frutos. Depois desse período, sua produção não é muito abundante: nascem apenas 40 por vez. E cada um contém entre 30 a 50 sementes.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-dr-hauschka-theobroma-cacao-ickfdFonte: Dr. Hauschk

São necessários em média 1000 grãos de cacau para produzir 1kg de chocolate

Agora você entende a trabalheira, né? Não é só plantar e esperar 4 anos, tem que colher os frutos, retirar as sementes com cuidado, passar por todo o processo de secagem e fermentação. Então, só aí começar a fazer o produto final: o chocolate.

Sendo otimista e supondo que cada fruto tenha 50 sementes, são necessários 10 para produzir 1 kg de chocolate. Bota cacau nisso!

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-sciencebrainwaves-sementes-de-cacau-ickfdFonte: Science Brain Waves

O chocolate branco não é chocolate

Pois é, o chocolate branco não deveria ser chamado de chocolate. Porque ele não contém pasta de cacau, apenas a manteiga de cacau,o leite e açúcar.

O chocolate ao leite, como o nome já diz, também leva leite na sua elaboração, mas a pasta de cacau está presente em maior ou menor quantidade.

Já o amargo não contém leite. A porcentagem de cacau varia e essa informação normalmente está presente na embalagem. O que poucas pessoas sabem é que a porcentagem de cacau no chocolate está diretamente relacionada com a quantidade de açúcar.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-huffpost-chocolate-branco-ickfdFonte: Huffpost 

Por exemplo, um chocolate com 60% de cacau contém 40% de açúcar. Já um com 85% de cacau leva apenas 15% de açúcar em sua elaboração.

Apesar do cacau ter nascido no continente americano, a maior produção está na África

A África é responsável por 70% do cacau mundial e as plantações se concentram principalmente nos países: Costa do Marfim e Gana. Há alguns anos, as plantações africanas foram centro do foco de escândalos sobre trabalho escravo e trabalho infantil.

A maioria das grandes empresas que compravam cacau dessas fazendas, começaram a rever suas práticas e trocar de fornecedores. Porém, ainda que em menor escala, o problema persiste.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-blog-mundo-a-girar-sementes-em-processo-de-secagem-ickfd

Fonte: Mundo a Girar

A terra de onde o cacau provém tem muita influência no sabor do chocolate

Ainda que sejam do mesmo tipo (conheça os diferentes tipos de cacau) as árvores da Costa do Marfim produzem um fruto de sabor bem diferente das árvores de cacau do Brasil.

Existe essa diferença de sabor porque a terra (fenômeno conhecido como “fator terroir”) tem influência direta no sabor. No caso de países grandes, como o nosso, é possível notar a diferença até mesmo em produções de regiões diferentes.

Fatores como a proximidade a água e diferentes espécies de plantas que crescem ao lado ajudam a definir o sabor do chocolate. Interessante, não é mesmo?

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-site-forwallpaper-cacau-ickfdFonte: For Wall Paper

O chocolate faz bem para a saúde e para o humor

Não é coisa da sua cabeça, o açúcarado faz você se sentir bem mesmo! Apenas um quadradinho desse manjar já ajuda a liberar serotonina e endorfina no seu corpo, contribuindo para uma sensação de bem estar.

Além disso, comer chocolate amargo ou, melhor ainda, os próprios nibs de cacau, ajuda a prevenir doenças graças a alta quantidade de antioxidantes e flavonóides.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o cacau? Você sabe de alguma outra curiosidade que eu tenha deixado de lado? Conte para mim nos comentários ;D

receita-dani-noce-bolo-chocolate-pera-ganache-13

BOLO DE CHOCOLATE COM PERA CARAMELIZADA

12 receitas de chocolate para fazer com crianças

Publicado em:

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-ultradownloads-bebe-chef-de-cozinha-ickfdFonte: Ultra Downloads

O Dia das Crianças é aquele feriado que os adultos colocam fotos da sua infância no Facebook, os pequenos pedem presentes, cada um permite que esse lado doce e inocente dentro de si se sobressaia. E claro que o melhor presente sempre são com chocolate ou pelo menos deveria ser ;D

O chocolate faz a nossa vida mais leve, divertida e simples assim como essa moçada que traz alegria para o dia-a-dia e uma dose de doçura para o nosso olhar! E são por essas razões que nesse dia 12, criei essa listinha com 12 receitas bem chocolatudas que te transportarão para a Terra do Nunca ou a Fantástica Fábrica de Chocolate, e farão se lembrar da sua infância, ou deixar a de seus filhos, sobrinhos ou primos ainda melhor!

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-blog-da-gelly-criancas-com-chapeu-de-chef-ickfdFonte: Blog da Gelly

Podem falar que você já não tem mais idade para comer essas delícias mas nós sabemos que precisamos alimentar a nossa criança interior com: sonhos, criatividade e açúcar de vez em quando, hehe! Recomendo que chame seus pequeninos para fazer essas receitas fáceis com você para passarem esse feriado juntos e mais felizes!

Que feriado em homenagem a crianças pode passar sem esse clássico das festinhas de aniversário que agradam desde os pequenos aos adultos que invadem a festinha para roubar um Brigadeiro. A diferença é que essa receita leva o famoso chocolate Kit Kat!

Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-brigadeiro-kitkat-neila-kesya***

Cresceu comendo bolachas Oreo? Que tal passar a sabedoria para essa moçada também? Uma Torta Oreo vai fazer que esse dia fique marcado na memória!

Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-receita-torta-oreo-dani-noce-2***

Ei, tem uma família grande? E a galera tá pedindo loucamente por chocolate? Os Reese’s são barrinhas de chocolate recheadas com manteiga de amendoim! Será infalível, meu caro!

Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-resse-ickfd-1***

Quer o triplo de chocolate em pequenas doses para você e esse pessoalzinho? O Cupcake Triple Chocolate vai ganhar seus corações e estômagos!

Receita completa

SONY DSC***

Eskibon parecem pequenos tijolinhos de chocolate com sorvete dentro! faça uma construção com esses tijolinhos maravilhosos com seus pequeninos! Não é Lego mas melhor ;D

Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-bigode-dani-noce-paulo-cuenca-mini-skibon-1***

A nostalgia de comer um pedaçinho desse Bolo de Cenoura com Chocolate vai te fazer voltar alguns anos da sua vida para quando as coisas eram mais doces e simples. Além de poder passar a tradição para frente fazendo para a garotada também;D

Receita completa 

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-receita-bolo-cenoura-chocolate-dani-noce-ickfd*** 

O calor tá aí e quem não lembra dos famosos geladinhos? mas dessa vez numa versão update, hein! Geladinho de Nutella! Cuidado essa receita será tão inesquecível para os seus filhos e você que nenhuma outra vai conseguir substituí-la!

Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-geladinho-nutella2-ickfd***

Não sei você, mas para mim tudo que vai morango e chocolate é divino! Esse Bombom de Morango com Chocolate é fácil para a galera pôr a mão na massa e depois se deliciar!

Receita completa

SONY DSC***

O nome dessa receita é perfeito para esse feriado! Pé de Moleque de Chocolate! É aquele doce de festa junina mas que cabe em qualquer momento achocolatado.

 Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-pé-de-moleque ***

Para aqueles que preferem uma receita com chocolate branco ou só querem fazer um docinho mais saudável a Barrinha de Chocolate com cereais e frutas secas cabe como uma luva!

Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-barrinha-chocolate3***

Uma bebida achocolatada para achocolatar a sua vida e alma! Porque todos somos nossas melhores versões quando ingerimos essa maravilha divina! ;D

Receita completa

12-receitas-de-chocolate-para-fazer-com-criancas-chocolate-quente-com-caramelo-chantilly-danielle-noce-ickfd-1***

Olha a cara da fofura! Whoopie Pie de Chocolate com Marshmallow, essa delícia vai te conquistar na primeira mordida!

Receita completa

SONY DSC

Churros com chocolate, o café da manhã espanhol

Publicado em:

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-pinterest-women-lab-korea-churro-e-chocolate-quente-ickfdFonte: Women Lab Korea – Pinterest

Quem visita a região de Andaluzia na Espanha se impressiona com a quantidade de restaurantes oferecendo os famosos churros. As “churrerías” estão sempre cheias de turistas e moradores.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-lafebh-churros-vistos-de-cima-ickfdFonte: Food Photography – Pinterest

Porém, os daqui não são recheados de doce de leite como os nossos. Esses são servidos sem recheio e acompanhados de chocolate quente.

Além disso, os espanhóis não costumam consumir essa delícia como sobremesa, mas sim, como café da manhã. Sim, é isso mesmo, na Espanha a galera sabe mesmo viver, já acorda comendo essa marabilha!

Outra curiosidade sobre os churros espanhóis é que eles nem sempre são compridinhos como os nossos. Aqui eles variam a forma, a espessura e o tamanho. Alguns fazem até uma espécie de caracol.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-the-boudoir-churros-vistos-de-cima-com-chocolate-quente-ickfdFonte: The Boudoir Blog

É certo que o doce não se originou no país. Acredita-se que a receita nasceu na China e foi trazida à Europa pelos portugueses.

Como viviam em montanhas afastadas das cidades, os pastores espanhóis os adotaram como um substituto ao pão e, aos poucos, essa delícia ganhou popularidade no país.

Se pretende visitar a Espanha, principalmente a região de Andaluzia, não deixe de provar essa apetitosa tradição. Vale lembrar que nem sempre os churros são chamados de “churros” por aqui. Dependendo da região eles são conhecidos como trenzados, calentitos, tejeringos, porras ou ruedas.

Aqui vão alguns lugares que ganharam renome servindo churros e chocolate quentinhos!

Churrería Ramón

Endereço: Plaza de los Naranjos, Marbella

A Churrería Ramón oferece essa sobremesa bem sequinha. Preparada com massa madre e frita com bem pouco azeite de oliva, o produto é vendido em rodas e serve de duas a três pessoas.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-churreria-ramon-churros-com-chocolate-quente1-ickfd

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-churreriaramon-churros-churreria-ramon-ickfdFonte: Churreria Ramon

Casa Aranda

Endereço: Calle Herrería del Rey, Málaga

A Casa Aranda é a mais notória “churrería” da cidade de Málaga. A receita do açúcarado agrada tanto ao público que se mantém intacta desde 1932.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-junglekey-es-placa-casa-aranda-ickfd

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-trip-advisor-casa-aranda-churros-com-chocolate-quente-ickfdFonte: Trip AdvisorJunglekley

Bar El Comercio

Endereço: Calle Lineros, Sevilha

Este bar tem a fama de servir um dos melhores churros sevilhanos. Bom, experiência é o que não falta! O estabelecimento tem mais de 110 anos servindo o doce com chocolate.

Já sabem! Se visitarem a Espanha, não deixem de provar esse deleite. Agora, com licença que eu vou ali na esquina buscar o meu churros com chocolate!

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-the-slow-paceentrada-bar-el-comercio-ickfd

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-bar-el-comercio-picssr-churros-e-chocolate-quente-ickfdFonte: Picssr – The Slow Pace

Recordar é Viver: Chocolates que lembram a infância

Publicado em:

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-mundo-estranho-brinquedos-kinderovo-ickfd

Fonte: Revista Mundo Estranho

Dizem que a geração millennium é nostálgica, que adora recordar momentos da infância. E é assim mesmo, volta e meia a gente fica vidrado em um post no Facebook sobre jogos de videogame ou bonecas que marcaram época, não é verdade?

Como boa millennium, eu também sinto um imenso amor por tudo que me faz lembrar momentos felizes. Então, resolvi fazer um post sobre os chocolates que marcaram minha infância e, embora alguns ainda estejam no mercado, dão saudade e me fazem recordar momentos deliciosos.

Se você era criança durante a década de 80 e 90, vai saber direitinho do que eu estou falando!

Surpresa

Impossível não abraçar o pai e a mãe quando eles chegavam em casa com uma barrinha do Surpresa da Nestlé, não é verdade? Claro que o chocolate era uma delícia, mas o mais legal de tudo eram os cromos com fotos e informações sobre animais e sobre a natureza.

Vocês lembram que o chocolate tinha o formato de animais em alto relevo? Nossa, era demais! Após 15 anos nas prateleiras dos mercados brasileiros, para a nossa tristeza, a Nestlé descontinuou a produção das barrinhas Surpresa.

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-correio-de-uberlandia-chocolate-surpresa-ickfd

Fonte: Correio de Uberlândia

Lollo

O “chocolate fofinho da Nestlé” sempre era um dos primeiros a desaparecer das caixas da Nestlé. E para minha tristeza, só ficavam aqueles do tipo Prestígio e Diplomata, que eu não curtia muito.

Em 1992 ele foi substituído pelo Milkybar. Que era igual, mas não era igual! Afinal, a vaquinha da embalagem fazia TODA a diferença! Em 2012, o Lollo voltou ao mercado.

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-jornalismo-online-unisuam-lollo-ickfd

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-e-facil-chokito-ickfd

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-rainei-diplomata-ickfd

Fonte: Jornalismo Online UnisuamÉ fácil  – Rainei

Chocolates da Mônica

O Maurício de Souza soube mesmo tirar o máximo proveito da marca. Quando criança, eu AMAVA tudo que era da Mônica, dos gibis as maçãs!

O chocolate lançado em 1993 era delicioso e derretia na boca. A parte de dentro, sempre no formato de um personagem, era de chocolate branco e a parte de fora de chocolate ao leite. Posso afirmar que esse era um dos meus favoritos!

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-rebobine-chocolate-da-monica-ickfd

Fonte: Rebobine

Stikadinho

 Com seu recheio macio de morango, esse chocolate é uma delícia! Como boa gaúcha, eu tenho orgulho do Stikadinho, afinal ele é produto da empresa Neugebauer.

No entanto, por muito tempo o Stikadinho era o único chocolate da Neugebauer que dava para comer. Felizmente, de uns anos para cá a qualidade dos produtos da empresa voltou a subir.

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-garotas-glamourosas-bysc-stikadinho-ickfd

Fonte: Garotas Glamurosas BYSC 

Baton

“Compre Baton, compre Baton, o seu filho merece Baton!”. Quem lembra dessa propaganda da Garoto de 1992? Apesar de ter sido lançado durante a infância dos nossos pais, o Baton marcou época para os millenniums. também.

Baton era e continua sendo muito bom! Mas estou falando do Baton original, de chocolate ao leite, as versões de chocolate branco e misto são muito modernas para o meu paladar.

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-cdlcenter-baton-ckfd

Fonte: Cdl Center

Amanditas

As Amanditas da Lacta marcaram minha infância e despertaram em mim enorme amor por waffles. O produto, produzido pela Lacta, era composto de duas casquinhas bem finas de waffle com um recheio macio de chocolate em formato de noz.

Meus avós sempre tinham essa delícia no armário das guloseimas! Impossível comer uma Amandita sem pensar neles.

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-mambo-amanditas-ickfd

Fonte: Mambo

Chokito

Vamos falar a verdade! Chokito não era meu chocolate favorito. Mas a propaganda do Chokito marcou minha infância, e por isso resolvi incluí-lo na lista.

“Leite condensado caramelizado com flocos crocantes e coberto com delicioso chocolate Nestlé”. Pois é, essas marcas de chocolate sabem fazer publicidade!

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-araujo-chokito-ickfd

Fonte: Araujo

Suflair

Essa barrinha de chocolate “com bolinhas”, como eu dizia quando pequena, era demais. Derretia na boca! Até hoje sou fã dos chocolates aerados por causa do meu amor pelo Suflair.

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-todo-preco-suflair-ickfd

Fonte: Todo Preço

Kinder Ovo

Quanto custa um Kinder Ovo hoje em dia? Na minha época eles custavam R$1. Bons tempos, cada vez que a minha mãe ia no supermercado, ela me trazia um. Mas eu não estava muito preocupada com o chocolate, que agora ADORO, mas sim pelos brinquedinhos que vinham dentro.

Vocês lembram da coleção dos hipopótamos azuis, dos leãozinhos e das tartaruguinhas? Essas eram minhas favoritas! Já os soldadinhos não curtia muito.

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-eu-suspiro-kinderovo-ickfd

 

Fonte: Eu Suspiro

Quem não lembra do M&M’s brasileiro? Pelo menos para mim, o Confeti marcou época. É verdade que bastou provar a versão americana para me desencantar completamente com o chocolate da Lacta. Mas preciso reconhecer que o Confeti marcou presença na minha infância!

recordar-e-viver-chocolates-que-lembram-a-infancia-araujo-confeti-ickfd

Fonte: Araujo 

Nossa, são tantos os chocolates que marcaram a infância dos anos 80 e 90 que é difícil mencionar todos eles… Quanta saudade! Você lembra de algum outro chocolate que deveria fazer parte da lista? Qual deles mais marcou a sua infância?

Por Larissa Piazzi

Vilão ou Mocinho? Conheça os maiores mitos sobre o chocolate.

Publicado em:

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-pave-de-chocolate-com-morango-ICKFD

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

O chocolate causa mesmo espinha? Chocolate engorda? As calorias do chocolate são mesmo vazias? O pobre do chocolate já sofreu tanto “bullying” que ninguém mais sabe o que é verdade e o que não é em relação a ele.

As respostas a essas e outras perguntas, já vou contar para vocês! Mas vou logo adiantando: menos mal que a ciência evolui super rápido e os pesquisadores não descansam. Graças a isso, muitos mitos construídos em volta da nossa grande paixão estão caindo por terra.

Seguem alguns dos mitos:

Chocolate é afrodisíaco

Desde o tempo dos Astecas, acredita-se que o chocolate é afrodisíaco. Aliás, essa continua sendo uma crença popular. Porém, diversos estudos já mostraram que o doce não tem nenhuma influência física quando se trata de “esquentar o clima”.

Vale ressaltar, que comer chocolate libera serotonina, substância que causa sensação de bem-estar. Talvez por isso a confusão… De qualquer maneira, isso não significa que aquele delicioso fondue de chocolate deve ser excluído do jantar romântico. Se ainda assim você precisa de uma desculpa, até onde sei, o morango sim é afrodisíaco!

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-mousse-de-chocolate-sabrinapache-pinterest-torta-ickfd

Fonte: Sabrina Pache – Pinterest

Chocolate causa acne

Pois é, talvez o cacau não tenha muito a ver com as espinhas nascendo no seu rosto depois da Páscoa. Apesar de um ou outro estudo defender uma ligação entre os dois, a maioria deles contradiz a crença popular e joga a culpa da acne no desequilíbrio hormonal e no consumo excessivo de açúcar.

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-mousse-de-chocolate-com-damasco-jack-daniels-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Chocolate é rico em cafeína

Aquela fatia de bolo de chocolate depois da janta não lhe deixa dormir? Talvez seja hora de procurar outra desculpa para a sua insônia! A quantidade de cafeína em 40g de chocolate é de apenas 6 mg. Enquanto isso, uma xícara de café pode conter até 800 vezes mais cafeína, ou seja, 135 mg. Dessa forma, o chocolate não deveria afetar seu sono.

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-ickfd-frappuccino-oreo-nutella-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

 Diabéticos devem eliminar por completo o consumo de chocolate

Boas notícias! O chocolate possui baixo índice glicêmico, ou seja, pode ser consumido com moderação por aqueles que sofrem de diabetes. Principalmente as opções com menos açúcar, aquelas que tem 70% ou até, mais cacau. No entanto, com a saúde não se brinca! Em casos como estes, é importante consultar o médico antes de fazer qualquer mudança na alimentação.

MLA102323CARDDESSERT

Fonte: Martha Stewart

Chocolate Engorda

Tudo que é bom engorda, não é mesmo? Não necessariamente. Consumir uma quantidade muito grande de qualquer alimento e não praticar exercício físico vai fazer você subir de peso, claro. Porém, o chocolate pode fazer parte de uma dieta saudável e balanceada.

Aliás, existem estudos que afirmam que o chocolate pode até emagrecer. Ao consumir pequenas quantidades, o metabolismo se mantém mais acelerado, ajudando no combate às gordurinhas!

E ainda tem mais: a versão amarga do nosso amigo ajuda na produção de um hormônio chamado leptina que faz com que a gente se sinta mais saciado, e consequentemente, coma menos. 

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-torta-baccio-chocolatuda-dani-noce-chocolate-uniao-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Chocolate causa cáries

Me desculpem os dentistas, mas não existe nenhuma prova de que o chocolate cause cáries. Aliás, alguns estudos afirmam que o açúcar presente no chocolate fica menos tempo nos dentes do que o açúcar de outros doces.

Também vale ressaltar, que o cacau é rico em fosfato, cálcio e proteína, substâncias que contribuem para a saúde dos dentes. Só lembra de escovar os dentes depois de comer, ok?!

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-ickfd-pao-de-mel-sem-gluten-nem-leite-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

As calorias do chocolate são vazias

O chocolate é muito mais que um corpinho lindo e um sabor gostoso. Ele tem sim muito conteúdo! O chocolate é fonte de ferro, magnésico, cobre e zinco.

E para completar, nosso amigo também oferece fosfato, cálcio e proteína. Lembrando que as versões mais amargas, aquelas com maior teor de cacau, são mais nutritivas!

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-ickfd-sorvete-de-chocolate-sem-lactose-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Coitadinho do chocolate… Tanto tempo sofrendo injustiças! Ainda bem que esses mitos já estão sendo desmentidos. Falando nisso, você conhece algum outro mito sobre o chocolate?

Larissa Piazzi

Bean-to-bar: o novo jeito de fazer (e comer) chocolate

Publicado em:

bean-to-bar-chocolate-la-naya-chocolate-packagingoftheworld-ickfd

Quando pensamos em chocolate, normalmente o que vem a cabeça são aquelas marcas mais conhecidas, não é mesmo? Tipo Nestlé, Garoto, Lindt, Hershey’s… Mas, de alguns anos para cá, o mercado do chocolate está recebendo uma abordagem bem diferente.

Apesar do chocolate artesanal não ser novidade, por volta de 2005, nos Estados Unidos, um movimento de artesãos comprometidos com a qualidade e com o amor começou a nascer. Dispostos a fazer um produto sofisticado e com ingredientes naturais, pequenos fabricantes foram entrando cada vez mais no jogo e roubando uma fatia grande do mercado do cacau. 

Aos poucos, mais e mais artesãos ao redor do mundo começaram a copiar essa ideia e a nova tendência foi batizada de “bean-to-bar” (que em português significa, “da amêndoa à barra”). 

bean-to-bar-chocolate-lovingearth-ickfdFonte: Loving Earth – foto de topo: Packaging of the world

A ideia destes fabricantes é comprar as amêndoas de cacau diretamente de produtores que trabalhem com produção livre de agrotóxicos, pagar um valor justo pelo cacau e oferecer um produto o mais natural possível ao consumidor final.

Para fazer isso, essas empresas normalmente optam por grãos de origem única e ingredientes mais finos e produzem pequenos lotes (de 2 a 35 kg) de chocolate por vez. Em geral, além de estarem dispostos a abrir mão do lucro exorbitante e concentrarem-se na qualidade e frescor, os pequenos comerciantes priorizam as vendas locais.

bean-to-bar-chocolate-wilkischocolate-ickfdFonte: Wilkischocolate

E não é só diversão nesse negócio! Em geral, os empreendedores literalmente colocam a mão na massa: eles cuidadosamente separam e depois moem as amêndoas, bem como inventam novas receitas e interagem com o consumidor final. É tudo muito natural e interativo… Tudo muito “fofo”!

Além disso, essas marcas estão sempre inovando, misturando sabores e brincando com as porcentagens de cacau, por isso a tendência atrai tantos “foodies” e curiosos.

chocolate-bean-to-bar-nyt-ickfdFonte: New York Times

As barras de chocolate bean-to-bar normalmente são bem mais caras que os chocolates processados, mas você paga pela certeza que está consumindo um chocolate sustentável, livre de aditivos, que o produtor do cacau foi devidamente remunerado e a produção não involveu trabalho infantil. Além disso, ao comprar esse tipo de chocolate, você ajuda o pequeno comércio.

Muitas dessas empresas também atraem ao consumidor pelo uso de ingredientes orgânicos e saudáveis, como, por exemplo, substituindo o açúcar refinado por adoçantes alternativos.

Até as embalagens são muito bem elaboradas, buscando sempre trabalhar com materiais sustentáveis. Superfofas e rústicas! Dá vontade de comprar todos os sabores!

chocolate-bean-to-bar-npr-ickfdchocolate-bean-to-bar-chocolabo-ickfdFontes: Nor – Chocolabo

No Brasil, existem alguns fabricantes de chocolate bean-to-bar. Entre eles podemos citar AMMA, Chokolah, Luisa Abram e a linha Pratigi da Chocolat du Jour. Normalmente, essas empresas vendem seus produtos em suas próprias lojas ou mercados especializados.

amma-chocolate-bean-to-bar-ickfdFonte: Amma

Eu adoro chocolate “bean-to-bar”! Sinto que cada barra tem um sabor diferente, implorando para ser descoberto pelo meu paladar… Hehehe! E você, já provou?

*Na Venezuela, eu visitei um projeto “bean-to-bar” muito legal chamado “Cacao de Origen”. Até escrevi um post no meu blog sobre esse projeto. Confere lá!

6 museus de chocolate que você precisa conhecer

Publicado em:

chocolate-kitschkitchen-ickfd

Para provar para vocês que chocolate é arte e merece ser homenageado, vim falar sobre os museus do chocolate! Isso, você leu bem, escrevi no plural porque afinal são vários! Existem, pelo menos, 54 museus dedicados ao chocolate.

Como fica difícil falar de 54 museus em um post, selecionei os 6 que achei mais legais (incluindo um no Brasil). Caso pintar a oportunidade e você estiver passeando por uma dessas cidades, não deixe de visitá-los!

1. Museu do Chocolate (Imhoff-Schokoladenmuseum), Colônia, Alemanha

Este museu, conhecido como Imhoff-Stollwerck Museum, é parada obrigatória na Colônia – pelo menos pros amantes do chocolate. Além de ensinar o processo de fabricação, o museu conta toda a história do chocolate, desde a era pré-olmeca até os dias de hoje. Mas uma de suas principais atrações é uma fonte de chocolate de 3 metros de altura! Que delícia…Só não se joga que vão te expulsar, hein?

O museu tem uma parceria com a empresa Lindt & Sprüngli, símbolo de qualidade internacional de chocolate, ou seja: você precisa conhecer!

museus-de-chocolate-imhoffschokoladenmuseum-alemanha-magdeburgFonte: Magdeburg – foto de topo: Kitsch Kitchen

2. Hershey’s Chocolate World, Pennsylvania, EUA

Muito mais que um museu… Ao lado, tem um parque de diversões destinado ao chocolate! Além de aprender sobre chocolate e poder fazer sua própria barra, os visitantes se divertem muito nas diversas atrações do parque, como a montanha russa!

O melhor de tudo são os kisses que você vai levar daí…

hersheys-chocolate-world-lifed-museumuseu-do-chocolate-hersheys-world-fox5vegasFontes: Lifed/Fox5Vegas

3. Musée “Les Secrets du Chocolat”, Geispolsheim, França

Além de oferecer workshops para adultos ou crianças (com destaque para o workshop de como provar chocolates – que cá entre nós, deve ser muito bom!) e contar a história do chocolate de maneira interativa, esse lugar vende chocolate de todas as formas imagináveis, incluindo pasta de chocolate, vinagre de chocolate e cerveja de chocolate!

E, aí, você teria coragem de provar?

museu-le-secrets-du-chocolat-franca-chocolate-tourisme-alsaceFonte: Turisme Alsace

4. Museu de la Xocolata, Barcelona, Espanha

Nada mais, nada menos que obras de arte feitas com chocolate. Você verá desde desenhos animados feitos de chocolate, como os Minions, até esculturas muito detalhadas, como a Basílica da Sagrada Família. Detalhes que hipnotizam e você até esquece que são feitos de chocolate.

museu-chocolate-espanha-la-chocolata-atrapalo-ickfdFonte: Atrapalo

5. Maison Cailler, Broc, Suíça

Os principais consumidores de chocolate do mundo não podiam ficar para trás quando se trata de cacau. Na suíça, o museu do chocolate Maison Cailler conta a história da marca e também oferece cursos para aqueles interessados em aprender a fazer chocolate.

museu-do-chocolate-maison-cailler-fuipraeuropa-ickfdmuseu-chocolate-maison-cailler-chocogeek-ickfdFontes: Fui Pra Europa/Chocogeek

6. Mundo do Chocolate, Gramado, Brasil

Em Gramado tem inúmeras fábricas de chocolate. Umas muito boas e outras nem tanto… E é claro que existem muitas atrações com o tema. Mas esta, em especial, chama minha atenção. Trata-se de um projeto criado pela marca de chocolates Lugano, que na minha opinião é atualmente uma das melhores de Gramado.

Assim como o museu de Barcelona, o Mundo do Chocolate oferece uma exposição de esculturas de até 4 metros de altura fantásticas feitas com chocolate moldável e maciço, entre elas reproduções da Torre Eiffel, Cristo Redentor e Casa Branca. É um passeio bem legal que permite observar a criatividade e habilidade dos escultores.

mundo-de-chocolate-gramado-essemundoenosso-ickfdFonte: Esse Mundo É Nosso

Uma vez em Gramado, a gaúcha aqui tem outra dica: não deixe de comer o fondue de chocolate! Sério, galera, isso sim é atração imperdível!

Legal, né? Depois dessa já estou de malas prontas!