Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Padarias na Europa que você precisa conhecer

Publicado em:

inslee-ilustracao-aquarela-ickfdFonte: Inslee

Por mais que muita gente associe aquelas vitrines lindas com docinhos enfeitados a Paris, há muitos outros lugares da Europa que também têm seus doces típicos dispostos de um jeito lindo ao longo de suas padarias. Aliás, confeitaria é com certeza um dos pontos fortes do velho continente: dos pastéis de nata em Lisboa à Sachertorte de Viena, há muita coisa a ser explorada. Vamos, então, ao crème de la crème das padarias na Europa!

Du Pain et Des Idées, em Paris

Por mais que seja difícil escolher uma entre tantas opções de boulangeries em Paris, a Du Pain et Des Idées é uma ótima representante para a capital francesa por ter um dos melhores croissants da cidade!

croissant-du-pain-et-des-idees-padarias-europa-ickfd-thewallstreetjournalFonte: The Wall Street Journal

Pasticceria Marchesi, em Milão

Criada em 1824, a Pasticceria Marchesi é uma boa pedida para quem não fica sem bons chocolates e outros produtos artesanais. Seus brioches são simplesmente deliciosos!

Pasticceria_Marchesi_foto_Agostino_Osio-padarias-europa-ickfdFonte: Agostino Osio/Klat Magazine

Pastéis de Belém, em Lisboa

Quem planeja uma viagem a Lisboa, já deve saber que passar na tradicional confeitaria dos Pastéis de Belém é um item indispensável de qualquer roteiro. Os pastéis de nata são os doces mais característicos da culinária portuguesa e podem ser encontrados em vários lugares ao redor do mundo, mas nada como provar a receita original na confeitaria que é famosa justamente por produzir essas delícias…

comidas-de-rua-doces-europa-pastel-nata-ickfdFonte: Tudo Receitas

Demel, em Viena

Se Viena é famosa por seus cafés elegantes, a Demel é um endereço mais do que recomendado para quem está atrás de doces. Você pode encontrar várias maravilhas da confeitaria local por ali! As tortas de chocolate são um dos seus destaques. Se estiver viajando a Viena no inverno, não perca a chance de tomar o melhor chocolate quente da cidade na Demel!

demel-padaria-europa-jetsetroam-ickfdFonte: Jet Set Roam

Konditori La Glace, em Copenhagen

Dizem que a Conditori La Glace é a padaria mais antiga de Copenhagen. Então você pode imaginar que eles mantêm cada receita como uma obra de arte para simbolizar toda essa tradição. O destaque aqui fica por conta das tortas!

konditori-de-la-glace-lifehacklane-padarias-europa-ickfdFonte: Lifehacklane

Conditorei Schober, em Zurique

Lugarzinho muito popular em Zurique, a Conditorei Schober é uma mistura de café e padaria. No tempo do frio, nada como parar por lá para alguns doces e chocolate quente…

conditorei-zurique-padaria-europa-ickfdFonte: Eat, Explore, Enjoy

Café Savoy, em Praga

Praga é cheia de cafés onde as pessoas se escondem do frio. Se quiser fazer isso também, nada melhor do que ir até o Café Savoy e provar a torta que leva o nome da casa!

cafe-savoy-praga-padarias-europa-ickfdFonte: Prague.eu

St John Doughnuts, em Londres

Como uma gigantesca metrópole, Londres tem uma quantidade enorme de padarias por todos os lados. A St. Johns Doughnuts é uma ótima alternativa para quem está em busca de doces. Vale a pena conhecê-la pelos seus donuts dos mais variados sabores!

st-johns-bakery-doughnuts-threeteaspoons-padarias-europa-ickfdFonte: Three Teaspoons

Comidas de rua das capitais da Europa

Publicado em:

Quando fazemos uma viagem pela Europa, é comum visitarmos muitos países em um espaço curto de tempo. Por isso, na maioria das vezes damos prioridade a conhecer suas capitais! Passamos muito tempo na rua explorando essas grandes cidades e, se você reparar bem, quase todas elas têm uma coisa em comum: a presença de barracas ou quiosques vendendo alguma comida bem característica do lugar.

Em geral, são doces típicos do país. Acabam sendo opções bem mais baratas do que o comércio tradicional e trazem uma forma bem autêntica de saborear o destino. Com certeza, tornam a experiência de viagem mais especial! Separamos alguns destinos e seus quitutes tradicionais para te ajudar a ir direto ao ponto quando você viajar. Aproveite!

Gelato em Roma

Não existe um doce mais característico da Itália do que o gelato! Para aproveitar bem o verão europeu enquanto explora as ruelas de Roma sob altas temperaturas, não tem nada melhor. As gelaterias romanas têm uma variedade incrível de sabores. Nada como a qualidade da versão artesanal e cremosa do produto no seu país de origem!

Clique aqui para conferir um roteiro de gelatos pela Itália – você vai se tornar um especialista no assunto ;D

gelato-latartinegourmande-ickfd-italiaFonte: La tartine gourmande

Crepe em Paris

O que não falta em Paris são quiosques de crepe. O doce é uma das maiores tradições da cozinha popular da França! Nada como comprar um crepe e comer olhando para a Torre Eiffel ou sentada na beirada do Sena. Há muitas opções de recheios, mas a versão com Nutella com certeza é uma das melhores.

Crepecomidas-de-rua-doces-europa-ickfdFonte: Wikimedia Commons

Waffle em Bruxelas

Nada mais típico da Bélgica do que waffle. Ele é um clássico da gastronomia do país e um dos doces mais encontrados pelas ruas das cidades belgas. Normalmente, são polvilhados com açúcar, canela ou acompanhados com chantilly, chocolate ou frutas.

Receita tradicional do waffle de Liège

Receita de waffle churros

Receita de waffle sem glúten/lactose

receita-como-fazer-waffle-belga-paulo-cuenca-dani-noce-ickfd-2Foto: Paulo Cuenca/ICKFD

Pastel de nata em Lisboa

Não é à toa que os pastéis de nata vêm fazendo tanto sucesso aqui no Brasil nos últimos tempos. Ele é o doce mais popular de Portugal, além de ser uma delícia. Você encontra pastéis de nata a cada esquina em qualquer padaria da cidade, mas não pode perder a chance de provar os originais, chamados de Pastéis de Belém. São servidos quentinhos polvilhados com açúcar e canela em pó. Se quiser conferir um lugar imperdível para degustar os quitutes, clique aqui.

comidas-de-rua-doces-europa-pastel-nata-ickfd

Fonte: Wikimedia Commons

Pretzels em Berlim

O pretzel já é um doce que também marca presença em território brasileiro. Ele é uma massa assada em formato de nó que pode ser coberta com açúcar, canela, chocolate, nozes, etc. Na Alemanha, porém, o mais comum é a versão salgada. Ele é mais conhecido como brezel nas terras germânicas. Dizem que os melhores estão na Baviera,  mas com certeza você também encontra bons pretzels na capital alemã.

Receita de pretzel

Receita de pretzel vegano

Pretzelcomidas-de-rua-doces-europa-ickfd

Fonte: Wikimedia Commons

Trdelník em Praga

O que você mais encontra nas praças e mercados de rua de Praga são barraquinhas de trdelník. O doce é um tubo anelado feito com uma massa que lembra o Pretzel que temos aqui no Brasil. Pode ser recheado com Nutella, chocolate, caramelo, coco, geleia ou outras opções.

comidas-de-rua-doces-europa-trdelnik-ickfd

Fonte: Wikimedia Commons

Kanelbullar em Estocolmo

O Kanelbullar (ou bolo de canela) é um pão tradicional da Suécia que pode ser facilmente encontrado em qualquer padaria de Estocolmo. É um item bem comum para o café da manhã no país e é feito com uma massa fininha com canela.

Kanelbullarcomidas-de-rua-doces-europa-ickfd

Fonte: Mike Bohle @ Flickr

Trdelník, o doce mais popular de Praga

Publicado em:

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-arquitetura

Praga é frequentemente lembrada como uma das cidades mais lindas do mundo. Não é para menos! Sem exageros, a capital da República Tcheca tem todos os elementos necessários para nos lembrar daqueles cenários de contos de fadas que fantasiávamos quando éramos crianças. A cidade tem um charme todo medieval, mas as fachadas das construções variam entre diversos estilos. Muitos pontos da cidade têm casinhas coloridas em tons pastel, lembrando aqueles vilarejos dos contos dos irmãos Grimm. Conhecida como a cidade das cem cúpulas, ela realmente faz jus a esse nome: são inúmeras pontes, catedrais, torres e cúpulas de igrejas para todos os lados.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-castelo

Para completar tudo isso, o enorme complexo do Castelo de Praga paira imponente na paisagem e é visível de quase todos os pontos da cidade. Às margens do rio Moldava, você ainda vê uma série de pontes e cisnes nadando pelas águas. Entre essas pontes, está a famosíssima Charles Bridge. Na Old Town Square, há carruagens andando pra cima e pra baixo sobre suas ruazinhas de paralelepípedos com prédios lindíssimos e bem preservados. Parece mesmo coisa de outra realidade!

Se ainda não se convenceu de que isso parece um cenário de ficção, é só andar pelas pequenas ruas da Old Town e vai encontrar um personagem bem famoso que com certeza fez parte da sua infância: o Pinóquio! Sim, a República Tcheca tem uma tradição enorme na produção de marionetes e as lojinhas que vendem esses artesanatos estão por toda parte para a alegria dos viajantes que passam por ali em busca de algum souvenir típico do país.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-cisnesroteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-orloj

Nesse ponto, acho que você já deve ter se convencido sobre a magia que envolve esse lugar e o quanto tudo é visualmente maravilhoso ali. Praga também tem uma forte inclinação para as artes e a música. Ou seja, é uma cidade pronta para ser descoberta culturalmente sob os mais diferentes aspectos e, falando em cultura, também estou me referindo à parte que envolve a gastronomia do país. Ah, e tenho uma ótima notícia capaz de fazer você cair de amores pela cidade em duas palavras: ÓTIMAS SOBREMESAS.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-old-town-square

A República Tcheca é muito reconhecida por sua gastronomia e ela não envolve só doces (os restaurantes de culinária local fazem um grande sucesso entre os turistas). Mas existe um quitute encontrado em lojinhas, na rua ou em barracas especializadas nas mais diversas variações de recheio: o trdelník.

Sim, eu sei que a pronunciação é difícil e os habitantes locais não vão te ajudar a pronunciar a palavra corretamente porque acham engraçado a dificuldade que os turistas têm em falar isso. Ah, o humor tcheco! Independentemente desse obstáculo, é só você se aproximar de quem está vendendo e explicar o que quer. O doce é tão popular que você não consegue andar cinco minutos por Praga sem ver uma lojinha de trdelník. Impressionante mesmo! Elas estão para Praga assim como os pontos de vendas de crepe estão para Paris.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-lojinha-trdelnikroteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-barraca-trdelnik

Agora, vamos à explicação do que é exatamente esse doce. O trdelník é um tubo anelado feito com uma massa muito parecida com a do Pretzel que temos aqui no Brasil. A massa é enrolada no formato de espiral em volta de um espeto que fica girando sobre a brasa do carvão. Quando está pronto para ser servido, ele é cortado em fatias menores e polvilhado com açúcar e canela.

No final, podemos recheá-lo com Nutella, chocolate, caramelo, coco, geleia ou outras opções. O resultado não poderia ser melhor! As versões com Nutella e sem recheio são ótimas pedidas. Uma curiosidade interessante é que o doce é original da Transilvânia (na Romênia) e tinha outro nome, mas se popularizou muito na República Tcheca. Imperdível provar trdelník em uma viagem a Praga!

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-trdelnikroteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-trdelnik-torre