Vídeos e Receitas de Sobremesas | I COULD KILL FOR DESSERT

Siga o ICKFD nas redes sociais

Churros com chocolate, o café da manhã espanhol

Publicado em:

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-pinterest-women-lab-korea-churro-e-chocolate-quente-ickfdFonte: Women Lab Korea – Pinterest

Quem visita a região de Andaluzia na Espanha se impressiona com a quantidade de restaurantes oferecendo os famosos churros. As “churrerías” estão sempre cheias de turistas e moradores.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-lafebh-churros-vistos-de-cima-ickfdFonte: Food Photography – Pinterest

Porém, os daqui não são recheados de doce de leite como os nossos. Esses são servidos sem recheio e acompanhados de chocolate quente.

Além disso, os espanhóis não costumam consumir essa delícia como sobremesa, mas sim, como café da manhã. Sim, é isso mesmo, na Espanha a galera sabe mesmo viver, já acorda comendo essa marabilha!

Outra curiosidade sobre os churros espanhóis é que eles nem sempre são compridinhos como os nossos. Aqui eles variam a forma, a espessura e o tamanho. Alguns fazem até uma espécie de caracol.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-the-boudoir-churros-vistos-de-cima-com-chocolate-quente-ickfdFonte: The Boudoir Blog

É certo que o doce não se originou no país. Acredita-se que a receita nasceu na China e foi trazida à Europa pelos portugueses.

Como viviam em montanhas afastadas das cidades, os pastores espanhóis os adotaram como um substituto ao pão e, aos poucos, essa delícia ganhou popularidade no país.

Se pretende visitar a Espanha, principalmente a região de Andaluzia, não deixe de provar essa apetitosa tradição. Vale lembrar que nem sempre os churros são chamados de “churros” por aqui. Dependendo da região eles são conhecidos como trenzados, calentitos, tejeringos, porras ou ruedas.

Aqui vão alguns lugares que ganharam renome servindo churros e chocolate quentinhos!

Churrería Ramón

Endereço: Plaza de los Naranjos, Marbella

A Churrería Ramón oferece essa sobremesa bem sequinha. Preparada com massa madre e frita com bem pouco azeite de oliva, o produto é vendido em rodas e serve de duas a três pessoas.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-churreria-ramon-churros-com-chocolate-quente1-ickfd

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-churreriaramon-churros-churreria-ramon-ickfdFonte: Churreria Ramon

Casa Aranda

Endereço: Calle Herrería del Rey, Málaga

A Casa Aranda é a mais notória “churrería” da cidade de Málaga. A receita do açúcarado agrada tanto ao público que se mantém intacta desde 1932.

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-junglekey-es-placa-casa-aranda-ickfd

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-trip-advisor-casa-aranda-churros-com-chocolate-quente-ickfdFonte: Trip AdvisorJunglekley

Bar El Comercio

Endereço: Calle Lineros, Sevilha

Este bar tem a fama de servir um dos melhores churros sevilhanos. Bom, experiência é o que não falta! O estabelecimento tem mais de 110 anos servindo o doce com chocolate.

Já sabem! Se visitarem a Espanha, não deixem de provar esse deleite. Agora, com licença que eu vou ali na esquina buscar o meu churros com chocolate!

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-the-slow-paceentrada-bar-el-comercio-ickfd

churros-com-chocolate-o-cafe-da-manha-espanhol-larissa-piazzi-bar-el-comercio-picssr-churros-e-chocolate-quente-ickfdFonte: Picssr – The Slow Pace

Onde provar as melhores tapas em Barcelona

Publicado em:

Tapas do restaurante SuculentFonte: devourbarcelonafoodtours.com/

Barcelona é inquestionavelmente o destino mais popular da Espanha. A capital da Catalunha oferece uma combinação perfeita entre cultura e entretenimento. Ao mesmo tempo em que temos ótimos museus e as incomparáveis obras de Gaudí pela cidade, também temos praias e festas acontecendo por toda parte.

Entre uma parada e outra, você encontra uma série de bares e restaurantes que servem as famosas tapas. Para quem não está familiarizado com esta tradição espanhola,  elas são famosos aperitivos servidos nesses estabelecimentos enquanto os espanhóis bebem e jogam conversa fora.

Diz a lenda que elas eram servidas na Idade Média pelos donos das tavernas para que os clientes não ficassem muito bêbados depois de passar horas ingerindo vinho. Se no começo as tapas incluíam basicamente alimentos frios, como queijo e presunto, hoje em dia elas são bem diversificadas. Aliás, já viraram praticamente uma expressão cultural espanhola ligada à gastronomia.

A maioria dos bares de tapas têm ambientes bem informais e até meio tumultuados, mas são alguns dos principais pontos de encontro do país. Para entrar no clima do destino, veja onde provar as melhores tapas em Barcelona.

Tickets Bar

 Ele é um bar de tapas contemporâneo com ambiente colorido que remete a um mercado. Ele é assinado pelos chefs e irmãos Albert e Ferran Adrià. Tem excelentes opções de aperitivos e é um dos bares de tapas mais elogiados de Barcelona.

Restaurante Tickets entradaInfra estrutura e garçons do restaurante TicketsFontes: barcelona.com/ – hautedvie.com

Bar Mut 

 O Bar Mut é pequeno e, normalmente, bem lotado. As opções de tapas são sazonais, dependem dos ingredientes disponíveis da data em que você for ao local. Para saber o que eles têm de melhor no dia, nada como perguntar a opinião dos garçons. Um exemplo do menu de tapas é a barriga de atum marinada com molho de pinhões. 

Entrada Bar MutInfraestrutura do Bar Mut
Fontes: bcnfashionista.com – secretsofbarcelona.com

Mont Bar

 O cardápio do Mont Bar muda de acordo com a época do ano. Feitas com ingredientes locais e bem elaboradas, as tapas vão do mais tradicional até algumas opções mais criativas. O bar possui tapas como o croquete de presunto, com bolinhos de bacalhau aioli, com tinta de lula, sardinhas e manga.

Tapas de oliveira do Mont Bar

Infraestrutura Mont Bar Fontes: plateselector.com

Bar Cañete 

 Outro lugar bastante popular para comer tapas em Barcelona é o Bar Cañete. Ele não fica muito distante das Ramblas e oferece aperitivos bem tradicionais com os melhores ingredientes.

Tapas-Vogue Espanhola- Canete-ickfd

Tapas- Barcelona Navigator-Bar Canete-ickfdFontes: vogue.es/ –  barcelonanavigator.com

Suculent

 As especialidades do Suculent são mesmo os pratos da tradicional culinária mediterrânea e espanhola, mas o cardápio é bem variado. Localizado na animada Rambla del Raval, o proprietário do lugar é o chef Carles Abellán, que também tem outros estabelecimentos bem conhecidos em Barcelona, como o Comerç 24 e o Tapaç 24.

Entrada e Logotipo do Suculent

Infraestrutura do restaurante SuculentFontes: boop.pt/- lipstickvoice.com

Doce Catalunha: sobremesas típicas

Publicado em:

doce-catalunha-sagrada-familia

Ao lado de países como a Itália e a França, a Espanha é um dos mais famosos polos gastronômicos da Europa. Por conta das diversidades culturais e climáticas entre diferentes regiões do país, a culinária espanhola adquiriu uma incrível variedade de sabores. Antes que vocês já comecem a pensar em paella (prato espanhol de maior reconhecimento internacional com origem em Valência), já aviso que o assunto por aqui é doce! Aliás, bem doce.

Vamos falar especificamente da Catalunha, cuja capital, Barcelona, é a cidade mais visitada da Espanha. A cidade de Gaudí é uma destino com uma imensa riqueza histórica e arquitetônica, além de ser uma cidade com muitas festas e praias. Toda essa energia e criatividade de Barcelona foi transmitida para a sua gastronomia. Pensando nisso, vamos conhecer cinco sobremesas típicas da Catalunha!

doce-catalunha-parc-gruelldoce-catalunha-bairro-goticoDo topo para baixo: Sagrada Família, Parc Güell e Bairro Gótico. Fotos: Shutterstock

Crema Catalana

O creme catalão é com certeza a mais famosa sobremesa típica da Catalunha. Ele é muito parecido com a versão francesa do creme brûlèe, mas temos algumas diferenças entre os ingredientes e o modo de preparo de cada um deles. Enquanto o creme brûlèe leva baunilha e creme de leite para em seguida ser assado, o creme catalão utiliza canela em pau e um pouco de casca de limão para dar um sabor um pouquinho mais ácido ao doce que, é preparado em uma panela levada ao fogo em banho-maria. Assim, o creme catalão acaba sendo um pouco mais espesso que o creme brûlèe. Uma curiosidade sobre essa sobremesa é que ela é tradicionalmente preparada pelas famílias da Catalunha no dia de São José (19 de março).

doce-catalunha-crema-catalana-ickfdFotos: Wikicomons

Pastissets

Os pastissets são tortinhas semicirculares muito famosas na Catalunha e em algumas outras regiões da Espanha. Seu interior é recheado com uma pasta de fruta caramelizada chamada “cabello de ángel”, mas existem muitas variações dependendo da cidade onde eles são feitos.

doce-catalunha-Pastissets-moniato

Mel i mató

Não podendo ser mais simples, essa sobremesa consiste na combinação do queijo de cabra (mató) e mel. Para enfeitar, eles normalmente acrescentam nozes torradas por cima.

doce-catalunha-mel-i-mato

Xuixo

Em catalão, esse doce é conhecido como xuixo ou xuxo; em espanhol, é chamado de suso. Típico da cidade de Girona, no nordeste da Catalunha, o xuixo é um doce que consiste em uma massa frita recheada com creme catalão. Normalmente, é colocado açúcar cristalizado por fora dele.

doce-catalunha-xuixo-ickfddoce-catalunha-xuixo-ickfd-2

Panellets

Os panellets são bolinhas de marzipan branco feitas com pó de amêndoa, açúcar, clara de ovo e essência de limão. Depois que essa massa é preparada, são acrescentados nozes, coco, amêndoas ou chocolate por fora. É uma sobremesa típica de uma data que os catalães chamam de Castanyada (ou Dia de Todos os Santos), celebrada em 1º de novembro.

doce-catalunha-panellets

Você já experimentou algum desses doces? Comente aqui embaixo qual foi o que você mais gostou!